Celebra-se hoje, dia 18 de Janeiro, o Dia Internacional do Riso. Conheça a importância do riso na vida das pessoas e os seus benefícios, que não são só emocionais e mentais, mas também físicos.
Este dia foi criado para chamar a atenção da importância de rir, tanto a nível mental como a nível físico.
Diversas pesquisas científicas já validaram uma verdade milenar: o riso reforça o nosso sistema imunitário e melhora a saúde.
Rir traz benefícios sociais, como a melhoria da autoimagem, da autoconfiança, da saúde mental e do bem-estar geral. Está comprovado também que ajuda a amenizar o internamento hospitalar – sobretudo em pediatria – e melhora o quadro de depressão e ansiedade pré-operatória.
O riso provoca a liberação de endorfinas, substâncias químicas associadas ao bem-estar do corpo. Promovem uma sensação geral de conforto, prazer e alegria que podem aliviar temporariamente a dor. Além disso, ajuda no bom funcionamento do sistema cardíaco. Ao sorrir aumenta o fluxo sanguíneo, auxiliando no controle da pressão arterial e protegendo contra problemas cardiovasculares.
Quando rimos, toda a estrutura do nosso rosto se move. Diante disso, de 12 a 84 músculos faciais são ativados.
“O organismo precisa de 10 minutos para que o cérebro se ative, através da gargalhada, e comece a libertar substâncias químicas positivas para nós, como por exemplo a serotonina, um antidepressivo natural, as endorfinas, que nos fazem sentir bem, as hormonas do bem-estar. Depois também faz descer o cortisol, que é a hormona do stress. Então, a partir dessa prática diária, de 10 minutos, conseguimos por o cérebro num estado mais positivo e o nosso organismo também funciona melhor, limpamos os pulmões [através da oxigenação], melhoramos o sistema cardiovascular e fazemos massagem interna. Portanto o riso, que parece uma coisa muito simples, e é, aporta inúmeros benefícios a todos os níveis, físico, mental e emocional, que é superimportante.” afirma Sabrina Tacconi, terapeuta do riso.
Os benefícios de rir:
- Redução do stress;
- Queima de calorias;
- Melhoria da qualidade do sono;
- Fortalecimento abdominal;
- Melhoria da circulação sanguínea;
- Melhoria da respiração;
- Melhoria da digestão;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Estímulo da criatividade;
- Criação de laços com outras pessoas.
Adicionar comentário