Geral

Projeto “Peixes Nativos” galardoado com Prémio Guarda-Rios 2021

O projeto de preservação e monitorização dos ecossistemas fluviais do Concelho de Mafra “Peixes Nativos” recebeu o galardão de 2.º lugar (menção honrosa), pelas boas práticas desempenhadas em prol dos rios e da sua ictiofauna, na edição de 2021 do Prémio Guarda-Rios, promovido pelo GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

O projeto “Peixes Nativos” é uma iniciativa de monitorização científica em rios que albergam espécies ameaçadas de peixes de água doce, para avaliação do estado das suas populações no contexto atual de alterações climáticas globais, incluindo a realização de ações de educação ambiental dirigidas a alunos e à população em geral, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Mafra, ISPA – Instituto Universitário, Águas do Tejo Atlântico, S.A. e Aquário Vasco da Gama.

O Prémio Guarda-Rios visa alertar para aquelas que têm sido as práticas positivas e negativas nos nossos rios, as “veias do Planeta”. Por um lado, o “prémio guarda-rios boas-práticas” premeia comportamentos na gestão dos nossos rios, assim como o envolvimento das comunidades numa perspetiva de sustentabilidade futura. Por outro lado, o “prémio guarda-rios de luto” evidencia práticas danosas aos nossos rios e que urge serem alteradas.

Fonte: CMM