Cultura

Noite dos Museus: Fomos visitar o Núcleo Hospitalar do Séc.XVIII

No passado sábado, dia 15 de Maio, no âmbito da noite dos museus, o Palácio Nacional de Mafra abriu as suas portas para uma visita noturna ao Núcleo Hospitalar do Séc.XVIII.

Com a participação do grupo de voluntários do Palácio de Mafra e para celebrar a noite dos museus, o Palácio abrir as suas portas para uma visita guiada e cheia de surpresas onde os visitantes puderam ver e saber um pouco mais sobre o Núcleo Hospitalar do Séc.XVIII e o dia à dia dos frades que ali permaneciam.

A visita começou com a receção de um “frade” a guiar os visitantes até ao corredor do Campo Santo, antigo cemitério dos frades, onde contou várias histórias e curiosidades sobre o local.

Seguiu-se a Capela do Campo Santo onde se pôde ouvir uma explicação sobre a arquitetura e construção do local com pormenores curiosos e desconhecidos para muitos, ao mesmo tempo que se ouviam cânticos de fundo, simulando os da época.

No piso superior, ouvia-se gritos vindos da antiga enfermaria. Numa das 16 camas pertencentes a este local, podia-se assistir à representação de três figurantes que simulavam o tratamento de um doente com peste negra.

Durante a visita noturna, pôde-se visitar vários locais entre eles os quartos e a cozinha dos doentes mais graves, onde foi explicado o dia à dia destes doentes e a sua alimentação.

Se não teve oportunidade de estar presente, veja algumas das fotografias deste evento: