Cultura

Dia Internacional dos Museus: Veja as fotografias da visita guiada aos órgãos e terraços do Palácio

Dia 18 de Maio, celebrando o Dia Internacional dos Museus, o Palácio Nacional de Mafra abriu as portas para uma visita inédita aos seus órgãos e terraços.

Divididos em grupos de cerca de 6 pessoas, cumprindo todas as regras de segurança da DGS, os visitantes foram acompanhados por um guia que à medida que a visita ia decorrendo ia contando curiosidades sobre os locais por onde passavam.

Com inicio na Basílica do Palácio de Mafra, a visita começou com uma explicação sobre os seis órgãos que ali podem ser contemplados.

Com cerca de 12 mil tubos de diversos tamanhos, este conjunto de órgãos apesar de ter várias diferenças entre si, têm também várias caracteristicas em comum. Contruídos em pau santo do Brasil por Joaquim António Peres Fontanes e António Xavier Machado e Cerveira, os únicos no mundo que tocam os seis em simultâneo.

De seguida, os visitantes subiram uma escadas em caracol até um patamar mais elevado onde se podiam contemplar os instrumentos de frente e de cima, local estea que normalmente não teriam acesso numa visita normal.

A visita seguiu com mais um lance de escadas até aos extraordinários terraços do Palácio, onde se pode contemplar o monumento de uma perspectiva diferente da habitual e uma belissima vista panorâmica para o centro de Mafra e imediações do Palácio.

Para terminar da melhor forma, foi possível visitar as torres onde se encontram os mecanismos dos carrilhões e dos relógios e por fim alguns objetos e instrumentos que já fizeram parte do espólio do palácio.

Veja as fotografias: