Cultura Música

Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa”

De 15 de Maio a 26 de Junho, está de regresso o Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa”, organizado pela Câmara Municipal e pela Fundação Jorge Álvares.

Na quinta edição este festival reinventa-se ao longo de oito concertos de elevada qualidade para homenagear o mafrense de adoção, pianista, compositor e prestigiada figura da musicologia portuguesa que foi Filipe de Sousa.

Poderá assistir presencialmente ou através da página de Facebook da Câmara Municipal de Mafra.

Esta edição conta novamente com a parceria da Embaixada do Reino de Marrocos no âmbito do “Concurso Internacional de Piano S.A.R a Princesa Lalla Meryem“, irmã de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, o que permitiu aumentar o número de concertos, trazendo a Mafra e à Ericeira jovens pianistas de grande carreira internacional e de diversas nacionalidades, laureados neste importante certame que tem lugar em Rabat.

O “Concerto Inaugural” que se realiza no dia 15 de Maio, às 21h30, no Claustro Sul do Real Edifício de Mafra, será protagonizado pela Orquestra Sinfónica do Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa”, pelo pianista Adriano Jordão, diretor artístico do festival, sob a direção do maestro Armando Mota.

No dia 16 de Maio, Claustro Sul do Real Edifício de Mafra, às 18h00, o pianista Pedro Burmester apresenta o concerto “De Bach a Chopin”.

O terceiro concerto, intitulado “Música de Câmara de Beethoven”, terá como intérpretes o Adriano Jordão, no piano, Ana Pereira, violino, Irene Lina, violino, terá como cenário a Sala dos Actos Literários do Real Edifício de Mafra, no dia 22 de Maio, pelas 21h30.

A 29 de maio, às 21h30, a Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, recebe o pianista Jeffery Macsim, para o espetáculo “Harmonies du Soir”.

O Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, é o palco escolhido pelos pianistas Adriano Jordão, António Luís Silva, Eduardo Jordão, João Elias Soares e Tiago Nunes, para apresentarem o “Concerto para 2, 4, 6 e 8 mãos”, no dia 5 de Junho, às 21h30.

A 13 de junho, o espetáculo “Tarde Marroquina – O Oriente encontra o Ocidente”, junta Haj Younes, no oud, e Pedro Jóia, na guitarra, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, às 18h00.

Na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, a 19 de Junho, às 21h30, o pianista Marco Clavorà Braulin, apresenta “Quadros de uma Exposição”.

O concerto de encerramento terá como cenário a magnífica Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, realizando-se no dia 26 de Junho às 21h30. O espetáculo, protagonizado pelo pianista Gulsin Onay, intitula-se “Chopin para Saramago”, evocando a ligação de Mafra ao Nobel da Literatura.

Os ingressos para os concertos podem ser levantados nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira. Em alternativa, assista, em direto, através da página de Facebook da Câmara Municipal de Mafra.

Informações: 261 817 170