O natal está aí à porta e por isso decidimos trazer-lhe alguns conselhos que deve ter em atenção da hora de comprar e embrulhar os presentes. Saiba quais são e ponha-os em prática!
Faça uma lista
Organizar as coisas com tempo evita, a maior parte das vezes, decisões erradas e precipitadas. A melhor solução é fazer uma lista com todos os familiares e amigos e pensar, atempadamente, em coisas que ache que eles necessitem ou deem realmente uso. Se isso não foi possível e deixou alguma prenda para a última da hora, porque não pede ajuda a alguém ainda mais próximo da pessoa para escolher a prenda certa? Muitas vezes, oferecemos algo que a pessoa não gosta ou não utiliza e, além de estar a gastar dinheiro em vão, também não é bom para o ambiente, comprar só por comprar.
Compre presentes úteis e mais sustentáveis
O mundo está cada vez mais atento à pegada ecológica, por isso, comprar sustentável não pode nem deve ser um bicho-de-sete-cabeças. Comprar prendas sustentáveis e fáceis de reutilizar ou reciclar, deve ser um dos pontos a ter em atenção na hora de ir às compras. Cada vez mais há opções para todos os gostos e para todas as carteiras.
Dê prioridade ao comercio local e evite as grandes superfícies
Além de ser mais sustentável comprar no comercio local é também muito mais original e tem muito mais valor. As grandes industrias além de serem uma das grandes responsáveis pela poluição do nosso planeta também produzem em massa, o que quer dizer que há milhares ou mesmo milhões de peças de roupa, malas, ténis, entre outros, iguais ao que vai oferecer. Por isso, porque não comprar algo feito à mão que além de ter muito mais valor é muito mais original?
Faça você meso os presentes
Se está a ficar sem tempo e não encontra nada que goste para oferecer, porque não fazer você mesmo os presentes? Além de ser mais em conta, tem muito mais significado e valor para quem recebe. Seja um acessório, uma bolsa de croché/tricot, uma compota, azeite aromatizado ou mesmo ambientadores caseiros, o importante é utilizar a imaginação e ser criativa/o.
Faça embrulhos mais ecológicos
O Natal é sinónimo de papel usado e desperdiçado, mas não tem de ser. Há muitas alternativas ecológicas para fazer embrulhos: as páginas de jornais e revistas antigas, retalhos de tecido perdidos ou de peças de roupa demasiado velhas para doar, caixas, sacos de cartão e embalagens à espera de serem reutilizadas. Se tiver jeito para tricotar ou costurar, os presentes também podem ser oferecidos dentro de bolsas personalizadas, que depois podem servir, por exemplo, para saco de pão ou bolsa de cosméticos. Por outro lado, para fechar os embrulhos, esqueça a fita cola e opte por washi tapes (feitas com papel de arroz) ou cordel. Em substituição dos tradicionais laços de plástico, poderá utilizar folhas ou pequenas pinhas.
Adicionar comentário