Tapas, gazpacho, paella e a famosa “siesta”. Fique a conhecer melhor os costumes e a gastronomia do país vizinho.
Tapas
As tapas são uma pequena quantidade de comida servida como aperitivo, normalmente para acompanhar uma taça de vinho ou um copo de cerveja. Existem muitas teorias para explicar a origem das tapas, sendo a maioria envolvendo a família real espanhola. Mas, ainda que os anos tenham passado, essa tradição segue viva e muito forte. Sair para tapear é algo muito comum na Espanha. Assim, quando um espanhol lhe convidar para “ir de tapas”, isso significa que você vai de bar em bar bebendo vinho ou cerveja e comendo pequenas porções de comida.
Paella Valenciana
Um dos pratos mais importantes da culinária espanhola é a Paella Valenciana. Apesar de ser preparada de diferentes formas por toda a Espanha, a receita original é feita à base de frango, coelho, verduras, azeite e, claro, o arroz.
Gazpacho
Se for visitar o sul de Espanha, na região da Andaluzia, não pode deixar de provar o chamado Gazpacho. Como é uma região muito quente no verão, os andaluzes fazem as suas típicas sopas frias, que levam tomate, pimentão, pepino e azeite, basicamente. Por ser uma tradição familiar, as receitas vão sendo passadas de geração para geração e cada família possui a sua. Portanto, não há uma única maneira de se preparar esse prato típico.
Cozido Madrilleno
Já em Madrid, como é uma região mais fria, um dos pratos principais é o cozido madrilleho. Legumes, grão de bico, carnes e enchidos são cozidos em molho durante bastante tempo e o resultado é delicioso. Mas, trata-se de uma refeição que deve ser consumida respeitando uma ordem. Primeiro deverá comer a sopa, depois, deverá comer o grão de bico com verduras e, no final, as carnes, que normalmente são enchidos.
Cerveja e Tinto de Verano
Em Espanha, é comum beber cerveja com sumo de limão ou o chamado tinto de verano, que é basicamente vinho diluído com refrigerante ou sumo e açúcar.
Horário das refeições
Outra curiosidade que faz parte da cultura e tradições espanholas é o horário das refeições. Não pense que vai chegar em um restaurante para almoçar ao meio dia. O almoço, nos restaurantes mais tradicionais, claro, é servido a partir das 14h. Já o jantar, normalmente é servido a partir das 20h.
“Siesta“
Embora esteja a ser abandonado aos poucos, o costume de tirar uma sesta após o almoço ainda é comum em Espanha. Nas cidades do interior, os espanhóis costumam parar de duas a três horas para dormir após o almoço. Neste período, grande parte dos estabelecimentos comerciais ficam fechados. A palavra Siesta vem do latim, significando “sexta”. O dia era dividido em 12 partes e, na sexta hora do dia, após a refeição, os romanos descansavam.
Jantar
Em Espanha o jantar ocorre entre as 21h e 22h. É a população, entre os europeus, que faz o jantar mais tarde.
Adicionar comentário