Desporto Geral

Balanço da “Regularidade Sport+ de Santo Estêvão das Galés” e antevisão do “Almada Extreme Sprint”

Com apenas cinco dias de intervalo, a equipa Jet Motorsport passa de uma prova local, no seu concelho, para um dos maiores eventos desportivos nacionais, a ter lugar nos antigos estaleiros da Lisnave, em Almada.

O Volkswagen Corrado G60 roxo, que logrou um lugar de pódio na prova concelhia, ruma a outra prova desafiante e procurando igualmente um bom resultado.

Com um calendário encurtado pela não-participação no Rali de Lisboa, por motivos orçamentais, a equipa sediada em Mafra, rumou ao sueste do seu concelho para participar em mais uma prova organizada pelo “Núcleo de Desportos Motorizados da Sociedade Recreativa e Desportiva Cheleirense”, prova essa denominada “Regularidade Sport+ de Santo Estêvão das Galés”, que teve lugar no passado domingo, dia 2 de Julho, na localidade com o mesmo nome.Uma prova de onde a equipa do Volkswagen Corrado logrou sair com o 1.º lugar na sua classe (T2).

Acompanhado do seu navegador, João Santos, o piloto lutou contra o cronómetro para conseguir uma posição de destaque no pódio, o que veio a conseguir. Uma conquista que o piloto e gestor do projecto, Cristiano Santos, coloca em perspectiva, procurando salientar o simbolismo do resultado alcançado: “este resultado e este troféu, traduzem acima de tudo um simbolismo muito forte para nós. Mostrou-nos, finalmente, que é possível evoluir, é possível sonhar com um caminho de melhoria que nos permita alcançar ainda mais resultados”. Ainda de acordo com o piloto, a utilização de pneus de Rally, a par de um menor tempo de paragem em relação à prova antecedente, permitiu ganhar mais confiança e evoluir mais um pouco. Todavia, a participação da equipa nesta prova não foi isenta de problemas, pois a mesma teve de abandonar mais cedo, fruto de problemas eléctricos, como relatou o piloto: “Na nossa terceira passagem, começámos a notar perdas de potência ao longo do percurso, que mais tarde verificámos terem origem eléctrica. Para não provocar danos adicionais, ou mesmo uma imobilização no troço, decidimos parar. Ainda assim, o tempo que conseguimos na segunda passagem permitiu «segurar» o primeiro lugar da nossa classe.”

No que toca à prova que se segue, O Almada Extreme Sprint, a equipa prepara-se a todo o vapor, no curto espaço de tempo disponível: “Já seria complicado preparar toda a logística no espaço de cinco dias da semana entre uma prova e outra. Acresce agora a necessidade de reparar os problemas verificados em Santo Estêvão das Galés que, sendo eléctricos, demoram um certo tempo a resolver. Nem entre provas o cronómetro nos larga!”, referiu Cristiano Santos. Mas nada disso demove o piloto mafrense das aspirações e do entusiasmo em rumar aos antigos estaleiros da Lisnave, em Almada, para a prova organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal, conforme o mesmo refere: “temos um grande carinho por esta prova, e uma enorme consideração pelo CMS, pelo que não poderíamos deixar de marcar presença. Com o apoio de um patrocinador, foi possível agilizar a respectiva inscrição, e lá estaremos no fim-de-semana, para lutar por um resultado. E pelo que já nos foi dado a conhecer, há melhorias em curso no pavimento do traçado da prova que nos permitem sonhar com um bom resultado, pois assim sendo equiparemos o carro com os pneus de rally que nos garantiram o pódio em Santo Estêvão.

O “Almada Extreme Sprint” irá ter lugar nos dias 8 e 9 de Julho, sendo que o primeiro dia será para montagem da tenda de assistência e reconhecimentos, e no segundo dia, Domingo, terá lugar a competição propriamente dita. A entrada é livre e à semelhança de anos anteriores, é esperada uma afluência de vários milhares de pessoas.

A Jet Motorsport agradece aos seus parceiros e patrocinadores, por todo o apoio permanentemente prestado.