A Câmara Municipal procedeu à requalificação do adro da Igreja de Santo André, dignificando a envolvente deste Monumento Nacional situado no casco antigo de Mafra e que evoca as origens medievais da vila. A intervenção integra-se no programa municipal alargado de reabilitação urbana da denominada “Vila Velha”.
No adro do templo religioso foi criado um percurso pedonal e zonas verdes, sem intervenção no subsolo, que permitem preservar a necrópole identificada em escavações arqueológicas realizadas em 1997/98 e que tem sido objeto de estudo e divulgação em exposições e publicações municipais.
Este percurso permite, também, dar acesso às futuras instalações sanitárias e ao edifício adjacente, que era o antigo Asilo de Mafra, para o qual está em elaboração um projeto com vista à sua reabilitação e futura reconversão no Centro Estudantil de Mafra.
A par do adro, está em curso a requalificação das Ruas do Castelo e Pedro Julião, com a substituição do betuminoso por calçada de calcário, a colocação de redes subterrâneas de instalações elétricas e de telecomunicações e a criação de redes de drenagem de águas pluviais e esgotos, bem como a remodelação do largo localizado no lado sul da igreja, junto à Rua Pedro Julião.
Fonte: CMM
Adicionar comentário