Opinião

UE distribui vacinas em simultâneo

É difícil falar de um qualquer tema que não seja sobre a Covid, pois há meses que não se fala doutra coisa, todo o dia e toda a noite, nos órgãos de comunicação social em todo o mundo.

Neste combate a nível global, necessitamos cada vez mais de Organizações Multilaterais Globais, como a OMS, organismo dependente da ONU e de Organizações Multilaterais Regionais como a União Europeia, entre outras, dado serem necessárias medidas globais e regionais num mundo cada vez mais transformado numa aldeia global.

As pandemias, as alterações climáticas, a dirimirão de conflitos fronteiriços terrestres ou marítimos, necessitam de ser resolvidas globalmente pois, saem da esfera de Soberania dos Estados.

Em relação à vacina da Covid 19, assistiu-se a uma disputa entre farmacêuticas, laboratórios, centros de investigação, investigadores para chegarem primeiro a uma solução, muito embora tenha havido trocas de informações sobre o mapeamento do genoma do vírus, facto que permitiu acelerar todo o processo de conceção das vacinas.

Uma vez que a pandemia tem de acabar rapidamente é preciso que a ONU/OMS, consiga distribuir vacinas para todos os Estados duma forma quase simultânea.

Relativamente à UE, está planeado que todos os Estados-membros sejam vacinados quase em simultâneo, tendo para o efeito a comissão adquirido e, vai distribuir vacinas por todos os Estados-membros, facto que reporto de muito importante e relevante, pois estou convencido que, se assim não fosse, teríamos muita dificuldade de começar a vacinar a população portuguesa simultaneamente com a população alemã.

Nuno Pereira da Silva
Coronel de Infantaria na Reserva

Acerca do autor

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva

Adicionar comentário

Clique para comentar