Desporto Geral

Slalom da Murgeira

A temporada 2023 do Núcleo de Desportos Motorizados da Sociedade Recreativa e Desportiva Cheleirense, colectividade Mafrense que há largos anos organiza este tipo de provas, não poderia ter começado da melhor forma, com a estreia de uma nova prova – o Slalom da Murgeira.

Foi num ambiente de verdadeira festa e espetacularidade que decorreu a primeira prova de 2023, ligando as localidades do Codeçal à Murgeira, no concelho de Mafra, numa Rampa com 3.5 Km de comprimento, um traçado verdadeiramente desafiante para os pilotos que ousaram alinhar nesta prova.
Com uma enorme moldura humana presente, foram inúmeros os grupos de pessoas que ladearam o traçado, e que em muitos locais tiveram de ir bem antes de a estrada ser fechada, pois o único acesso possível era precisamente pelo traçado da prova. Nas palavras de vários pilotos, seriam “vastas centenas” de pessoas, o que deixou os concorrentes agradavelmente surpreendidos.

De um modo geral, a prova decorreu de forma muito positiva, tirando um incidente com um carro em prova, passível de suceder neste tipo de eventos. Nesse incidente, uma saída de estrada que acabou por obrigar à intervenção dos meios de socorro presentes no local (o qual damos os nossos parabéns pelo profissionalismo), para prestar assistência a um espectador.

No âmbito desportivo, assistiu-se a uma luta renhida pelos lugares da frente, com concorrentes a batalhar contra o cronómetro para conseguir o melhor tempo de entre as várias passagens efectuadas. Bruno Carvalho, ao volante de um Citroen Saxo Cup, acabou por levar a melhor sobre o segundo classificado, o Mafrense João Rodrigues no seu Peugeot 106 XSi, com uma diferença de apenas oitenta centésimas de segundo! O pódio ficou completo com o Nissan Sunny GTI-R, pilotado por Daniel Rolo, a menos de quatro segundos do vice-campeão da prova.

A prova contou com 42 inscritos, que puderam durante toda a duração da prova, desfrutar de um novo e desafiante traçado, pese embora o facto de o horário da prova ter sido alterado uns dias antes, fruto de alterações no licenciamento camarário solicitado.

Segundo a SRD Cheleirense, as alterações efectuadas no horário surgiram por motivos alheios à organização: “nós solicitámos atempadamente os necessários pareceres e licenças, contemplando o dia inteiro, com uma interrupção para almoço. Uns dias antes, já com as inscrições fechadas, somos confrontados com a restrição de que a prova só poderia realizar-se até às 14 horas. Informámos os pilotos, sendo que alguns, que viriam de mais longe, acabaram por decidir não comparecer”. Questionado sobre os motivos da alteração, o dirigente foi parco em palavras, preferindo focar-se nos aspectos positivos da prova: “nós não compreendemos os fundamentos para a alteração de horário imposta. Estivemos, como sempre estamos e estaremos, disponíveis para efectuar as alterações necessárias para ir ao encontro das entidades e das populações. Porque estou certo que todas as entidades e os Mafrenses em geral reconhecem a mais-valia destas provas. Além de serem provas desportivas em sentido estrito, organizadas no âmbito da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, trazem muitas pessoas ao nosso concelho: pilotos, respectivas equipas, familiares e amigos, claques e adeptos em geral. E isso traz benefícios, para a nossa economia, e para a divulgação de Mafra. Não esqueçamos que, no distrito de Lisboa, seremos provavelmente a única entidade que organiza estas rampas, e sobretudo de forma regular e em grande número. É uma vantagem competitiva que não pode ser desperdiçada, e deve ser fomentada. Há muitas pessoas que vêm de concelhos limítrofes a Mafra, precisamente para ver e participar nestas provas. E isso não pode ser ignorado.”

Sobre o feedback recebido das equipas, Pedro Maçarico, elemento da organização responsável pelo parque de assistência, foi peremptório: “O Slalom da Murgeira foi nitidamente uma prova de sucesso. O feedback que recebemos dos pilotos e equipas presentes, mostrou-nos que esta foi uma aposta ganha! Os pilotos, por exemplo, elogiaram amplamente o traçado, e a moldura humana, que até a nós surpreendeu, tal não era a quantidade de pessoas presentes. Uma das frases mais ouvida pelos intervenientes foi «isto é para repetir». Da nossa parte, tudo faremos para que tal possa acontecer.

A temporada do “Campeonato da SRD Cheleirense”, prossegue no próximo mês, com o “Slalom de Cheleiros”, a ter lugar nos dias 3 e 4 de Junho, na localidade com o mesmo nome.