Cactos comestíveis, feijão ao pequeno almoço, tequila e muitoooooo picante…em tudo! Hoje trazemos-lhe 7 curiosidades para ficar a conhecer melhor a história da gastronomia mexicana. Saiba tudo e deixe-se render pelas deliciosas iguarias deste país.
Origem
A gastronomia mexicana não surgiu da noite para o dia. Grande parte das receitas utilizadas até hoje são as mesmas que se comiam durante o tempo dos Astecas e Maias, civilizações antigas e avançadas que viveram em regiões do México. A imagem representa a “Chicomecoatl” que significa “sete-serpentes” e faz referência a deusa asteca da agricultura, principalmente a do milho, tão cultuado pelos mexicanos.
Tortilha
A tortilha, feita a partir do milho, surgiu como uma alternativa aos talheres, que eram muito caros na antiguidade e nem todos podiam comprar, pois o formato desse alimento facilita o manuseio e a colocação de recheios. Até hoje, é uma tradição em quase todas as refeições. O milho é base para maior parte da culinária mexicana, já que o país é um dos maiores produtores do mundo.
Huevos rancheiros
Feijão ao pequeno almoço? Sim, é um hábito comum para os nativos. O “desayuno”, como chamam, é composto por “huevos rancheiros”, feito com carne, feijão, ovos e tortilhas. Além disso, os mexicanos também apreciam bolos e frutas no desjejum. A preparação do feijão é um pouco diferente, sendo cozinhado com pimenta.
Nopales
Quando pensamos num cacto, imaginamos uma planta que vive no deserto ou que serve para decorar a casa, certo? Para os mexicanos, os cactos servem como alimento. Os frutos do cacto, chamados nopales, são doces e muito utilizados na preparação de sobremesas. Já nos pratos salgados, a iguaria serve para compor molhos à base de salsa e tomate.
Muito picante
Como não poderíamos deixar de mencionar, a culinária mexicana utiliza muita picante nos seus pratos. Mas não é à toa que os mexicanos adoram comidas apimentadas, eles acreditam que ingerir alimentos mais quentes equilibram a temperatura do corpo por conta do calor intenso característico do pais, que pode chegar até a 50º.
Carne Vermelha
Se acredita que os mexicanos preferem a carne vermelha, uma vez que vemos tanto este ingrediente em vários pratos, saiba que este é na verdade um conceito completamente deturpado da gastronomia mexicana. A cozinha tradicional do México prefere o frango, carne de porco e, em última opção, fica a carne vermelha.
Tequila
A mais famosa bebida mexicana é feita a base de agave azul, uma planta que demora cerca de 10 anos para crescer. A tequila é responsável por acelerar o metabolismo, o que auxilia no processo de emagrecimento, além de melhorar a saúde intestinal, pois ajuda a prevenir a colite e até mesmo o câncer de intestino.
Adicionar comentário