Ambiente Geral

Secretária de Estado do ambiente visita Lidl na Ericeira que integra piloto “MAFRA RECICLAR A VALER+”

A Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, veio conhecer, in loco, um dos 12 equipamentos de recolha de embalagens de bebidas vazias, no âmbito do projeto “MAFRA Reciclar a Valer +”, promovido pelo Município de Mafra, e instalada na loja LIDL da Ericeira. O Lidl é um dos intervenientes deste piloto, juntamente com o Electrão, disponibilizando esta solução em três das suas lojas: Ericeira, Mafra e Malveira. Nas máquinas de depósito disponíveis nestas lojas, é possível depositar latas de alumínio e garrafas PET, recebendo os depositantes vales de 0,02€ por embalagens até 0,5 litros e vales de 0,05€ por embalagens entre 0,5 e 3 litros.

A visita teve como objetivo aferir o funcionamento das máquinas de depósito e reembolso, que permitem a recolha de garrafas de plástico e latas de bebidas vazias, para que estas sejam recicladas e reincorporadas em ciclos de produção de novos materiais e produtos.

As máquinas disponibilizadas pelo Lidl (Ericeira, Mafra e Malveira), juntamente com o Electrão, são diferenciadoras, não só porque possuem dois depósitos, aumentando assim a sua eficácia, como também pelo facto de estarem situadas num espaço individualizado e climatizado, em que é possível despejar o líquido restante de uma garrafa num lavatório, antes de ser colocada na máquina, lavar e secar as mãos.

Em funcionamento há quase 6 meses, este piloto nas lojas Lidl tem vindo a registar um valor crescente de taxa de recolha, que se situa nos 61%, espelhando a crescente sensibilização do público para este tema.

Para Inês Costa, Secretária de Estado do Ambiente, “os vários projetos piloto em execução, no âmbito de soluções de depósito de embalagens, irão contribuir para melhor planear e decidir sobre medidas, que nos permitirão apoiar o cumprimento de metas cada vez mais exigentes, tornar menos dependentes da extração de recursos e importação de materiais, menos intensivos do ponto de vista energético e mais suficientes. Estamos no início de uma década, com muito trabalho pela frente, encabeçado pelo nosso compromisso de neutralidade carbónica em 2050. E, naturalmente, contamos também com o apoio de projetos como este para lá chegar.

MAFRA Reciclar a Valer +

Desde 27 de abril de 2021, estão disponíveis 12 soluções de recolha de embalagens de bebidas vazias, no âmbito do projeto ‘MAFRA Reciclar a Valer +’, promovido pelo Município de Mafra.

O objetivo é contribuir para uma maior participação dos cidadãos no processo de reciclagem, recompensando-os quando depositam embalagens de alumínio e plástico PET até 3 litros. Esta deposição seletiva de embalagens facilita a sua separação e aumenta a qualidade dos materiais, potenciando a sua reciclagem.

Esta rede de equipamentos, que estão localizados em 6 escolas do Município de Mafra e distribuídos pelo total de 6 lojas – Lidl (3), Minipreço (1) e Pingo Doce (2) -, permitirá testar o funcionamento do sistema de depósito e reembolso de embalagens, contribuindo para aumentar o conhecimento sobre o mesmo e preparar o país para a implementação do sistema de depósito, obrigatório a partir de janeiro de 2022.

Para além da Câmara Municipal de Mafra, o projeto conta com a participação do Electrão e da Novo Verde, entidades gestoras de resíduos de embalagens que ajudarão a implementar os equipamentos de recolha no Concelho, da Tratolixo, para onde serão encaminhados os resíduos recolhidos nas várias máquinas disponibilizadas e ainda do Instituto Superior Técnico e da 3drivers que irão apoiar a monitorização e avaliação desta solução.

O projeto ‘MAFRA Reciclar a Valer +’ é apoiado em 756 mil euros através do Programa Ambiente do EEA Grants Portugal, um Mecanismo Financeiro Plurianual entre o Espaço Económico Europeu e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

Mais informação em www.cm-mafra.pt/p/mafrareciclaravalermais