Entrevistas

Entrevista: Rodrigo “KAUAI” Neves

Um dos fundadores do Ericeira Surf Clube, Rodrigo Neves – mais conhecido por Kauai – foi um dos primeiros surfistas a fazer a sua própria prancha, e que não devíamos ignorar nos nossos destaques. Quase jagoz. Não é ainda da velha guarda mas para lá caminha. Que o faça com saúde e boa disposição.

Quando começaste a fazer pranchas?

Fiz a minha primeira prancha em 1985 na varanda da minha casa em Lisboa mas comecei a fazer pranchas mais a serio em 1990 no sótão da minha casa na Ericeira com um brasileiro que conheci, o Cristóvão José Pereira (CrisJP surfboards). 

Como começaste a fazer pranchas na Ericeira nos anos 90 sem surfistas, sem materiais e sem recursos?

Comecei como já disse com o Cristóvão. Já havia alguns surfistas embora poucos, comprávamos os materiais no Luís Falcão Simões que era uma loja de pranchas de Windsurf em Lisboa e que vendia também materiais como blocos, fibra de vidro e resina além de algumas ferramentas. As outras ferramentas que necessitávamos íamos a procura nas ferramentas de carpintaria e inventávamos outras.

Conta nos a tua experiencia na América do Sul?

A minha primeira experiencia na América do Sul foi na Venezuela. Conheci na Ericeira um Português, Gilberto Martins (Martins Surfboards) radicado na Venezuela e que fazia pranchas de surf. Ele ensinou me algumas coisa sobre shape e sobre pranchas e convidou me para ir passar uns tempos a sua casa na Venezuela. Nesse mesmo ano em Setembro fui para a Venezuela passar dois meses onde aprendi muitas coisas sobre toda a arte de fazer pranchas (desde o shape, laminação, lixa, colocação de quilhas, cavaletes, etc…).

Mais tarde estive também no Brasil com o meu amigo Marcelo Dionísio (MDio surfboards) que conheci na Ericeira na mesma altura que o Cristóvão José Pereira e onde continuei a minha aprendizagem sobre pranchas de surf. Depois disso já voltei a Venezuela e ao Brasil algumas vezes, países onde tenho muitos amigos, uns shapers e outros surfistas.

Quem te influenciou a fazer pranchas?

As minhas primeiras influências foram sem dúvida o Cristóvão José Pereira com quem comecei a fazer pranchas a serio e o Marcelo Dionísio pois foram os primeiros. Mas onde aprendi mais sobre tudo o que se relaciona com pranchas de surf foi sem duvida na Venezuela com o  Gilberto Martins. Depois disso trabalhei com inúmeros outros shapers que influenciaram a minha maneira de ver as pranchas de surf e por consequência o meu shape.

Porque a Ericeira?

A Ericeira foi porque os meus avos tinham uma casa de férias na Ericeira desde os anos 50. Foi na Ericeira que os meus avos, o meu pai e tios passavam as férias e onde eu e os meus primos também passávamos férias. Frequento a Ericeira desde que nasci, foi onde aprendi a conhecer o mar, onde vi pela primeira vez surfistas e foi onde me iniciei no surf com o meu irmão e os meus amigos em 1982. Por sorte é o melhor sitio de Portugal para o surf.

Porque o nome Kauai?

O nome Kauai surgiu porque tenho uns amigos de Alhandra (os Maneira Câncio) que também vinham para a Ericeira e foi o pai deles que lhes comprou a primeira prancha de surf onde todos nos iniciamos (com pranchas de fibra de vidro, antes já usávamos pranchas de esferovite). Depois disso o pai deles fez lhes três pranchas com o nome Oahu que é uma das ilhas Havaianas e eu então resolvi fazer as minhas pranchas com o nome Kauai que é outra das ilhas Havaianas.

De onde saiu a canção ˝Kauai o melhor que ai˝?

Essa canção que na realidade não é uma canção mas sim uma lenga-lenga ou poema se quisermos surgiu através de uns amigos meus Jagozes (Gonçalo Osório, João Gama, António ˝Advogado˝ e Nuno ˝Prof˝) que a inventaram numa das célebres noites da Ericeira.

Há um rumor que diz que estão a iniciar novos projectos. Podes dar-nos uns avanços?

Alem do projecto novo que estamos a iniciar (eu e o meu socio Sérgio Martins) relativo a reparação e fabrico de pranchas de surf estamos a projectar iniciarmos também na reparação de softboards com um método inovador e que não existe ainda, pelo menos em Portugal.

Que prancha recomendarias para as ondas da Ericeira?

As pranchas que normalmente recomendo são aquelas em que tens mais prazer em surfar independente do modelo. Para a Ericeira em especifico e para um surfista já com algum nível uma prancha para ondas rápidas e fortes como são as ondas da Ericeira. Mas cada surfista tem um modelo que gosta mais.

De onde saiu a ideia do Ericeira Surf Clube?

Na realidade a ideia do Ericeira Surf Clube não foi minha. Eu como era um surfista conhecido na Ericeira fui convidado para dar ser um dos fundadores e uma das pessoas que integraram a primeira direção do Clube. A ideia do Ericeira Surf Clube partiu do Paulo Xavier, do Luís Reis, do Álvaro Botelho, do Miguel Barata e do Zé ˝Inglês˝.

Que mensagem darias às novas gerações que vivem na Ericeira?

Que se divirtam muito respeitando toda a gente, principalmente os locais e os mais velhos e  respeitarem o mar e o ambiente pois sem eles o nosso desporto não existe.

Alguma coisa que queiras acrescentar?

Boas ondas para todos com muito respeito uns pelos outros

Acerca do autor

ericeiraonline

Adicionar comentário

Clique para comentar