Escolas Geral

Regresso às aulas: Dicas que vão ajudar os mais novos a começar o novo ano letivo com o pé direito

O regresso às aulas é um momento importante, mas nem todas as crianças e jovens estão motivados para esta mudança de rotina e podem até ficar angustiados com o fim das férias de verão. Para o/a ajudar a lidar com este processo trazemos-lhe algumas dicas que irão fazer toda a diferença na adaptação para a nova rotina diária. Fique a saber tudo!

Organizar o material: Rever e organizar o material escolar do ano anterior promove a consciência para a reciclagem e para a poupança. Ao envolver as crianças nesta atividade, bem como na compra do material, está a fazer com que eles participem no processo e, consequentemente, fiquem mais consciencializados de que faltam poucos dias para voltar a estudar.

Incentive-os a organizar o espaço de estudo: Responsabilize as crianças a organizarem o espaço que lhes vai pertencer para estudarem em casa. Reserve um dia para limpeza das prateleiras, bem como posterior organização dos manuais escolares, cadernos, dossiers, pastas, canetas, lápis, aguarelas, mochila, e muito mais, na secretária. Afinal de contas, esta será a área reservada ao conhecimento, tem de estar o mais arrumada possível

Organize uma rotina: Construa um horário semanal, no qual inclui tempos dedicados ao estudo, ao lazer e de pausa que ajudam a manter a concentração e a motivação.

Personalize um calendário letivo: A construção de um calendário letivo personalizado também pode dar motivação ao /à seu/sua filho/a para ser organizado/a a apontar datas importantes. É neste calendário, que funciona como se fosse uma agenda, que o/a seu/sua filho/a tem de ter escrito todas as datas como: testes, entregas, visitas de estudo, feriados, interrupções escolares. Se for um calendário visualmente apelativo aos olhos dele/dela e esteticamente decorado ao seu gosto, será um incentivo extra para que não se esqueça de apontar nada.

Valorize as pequenas conquistas: Assim que começar a escola, reserve sempre um bocadinho, todos os dias, para ouvir o que o/a seu/sua filho/filha aprendeu e como foi o seu dia. Se valorizar todas as suas pequenas conquistas e novas aprendizagens, mesmo que mínimas, ele/ela vai continuar incentivado/a para continuar a fazer um bom trabalho nos estudos.

Acompanhe o estudo: Promova o estudo autónomo e tente ser apenas como um tutor que guia e motiva. Não cabe aos pais “policiar” o cumprimento de todas as tarefas nem fazer o trabalho pelos filhos.

Coloque-o/a numa atividade extracurricular: Colocar o/a seu/sua filho/filha numa atividade extracurricular pode ser um grande fator de entusiasmo para o regresso do novo ano letivo. Deve também ter em consideração os benefícios físicos, psicológicos e sociais de cada atividade e necessidades do/a seu/sua filha. No geral, todas ajudam as crianças no desenvolvimento de competências, no sentimento de pertença, a ganhar confiança em si próprias, a lidar com adversidades, a ter mais iniciativa e autonomia, a gerir o tempo e frustrações e auxiliam nas capacidades cognitivas alcançando um melhor rendimento escolar.