Religião

Reabertura da Capela de Nossa Senhora do Monte do Carmo

No passado dia 16 de Julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do templo religioso, a Capela de Nossa Senhora do Monte do Carmo reabriu após mais de 26 anos fechada.

Restaurada e requalificada pela Câmara Municipal de Mafra, no âmbito do projeto de requalificação da Quinta de Santo António na Venda do Pinheiro, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, explicou que consciente da importância desta quinta e da sua capela para a comunidade, e estando o conjunto sem uso e abandonado por mais de 15 anos, apresentando um preocupante estado de degradação, a Câmara Municipal envidou todos os esforços com vista à sua aquisição e reabilitação, “devolvendo à população pinheirense aquele que é um símbolo dos seus tempos passados”.

Este projeto incluiu o restauro de toda a capela e da instalação e centralização de serviços públicos, como a Loja do Cidadão, sede da União das Freguesias, incubadora de negócios Venda Business Factory, espaço juventude e auditório.

Na cerimónia de reabertura o Bispo do Patriarcado de Lisboa, D. Daniel Batalha Henriques, deu a sua bênção, coadjuvado pelo PE Teodoro Sousa, e foi lida uma carta do Vaticano manifestando o seu apreço e louvor pela reabertura da Capela.

A cerimónia contou ainda com o lançamento do livro “A Capela de Nossa Senhora do Monte Carmo da Quinta de Santo António – Venda do Pinheiro. Primeiros olhares e contributos após o restauro”, tendo como autores Irina Alexandra Lopes, que assumiu também a coordenação, Maria da Conceição Almeida, Nunes Forte, Nuno André e Ilda Nunes e com abertura da exposição “Venda do Pinheiro. A Capela de Nossa Senhora do Monte Carmo da Quinta e Santo António. O antes e o depois” patente no Parque Ecológico e Intermodal e apresentada pelo Presidente da União das Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés e pelo Vereador António Felgueiras.

As celebrações tiverem continuidade durante o fim de semana. No sábado, dia 17 de Julho, a Capela esteve aberta ao público para visitas. Já no domingo, dia 18 de Julho, foi transmitida em direto pela TVI, uma missa presidida por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, coadjuvado pelo Pároco Pe Teodoro Sousa e com a participação do Grupo Coral Mafrense “Corteto”.