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Ramo Imobiliário adapta-se ao novo normal

A expressão que todos queremos ver para trás das costas é definida como “novo normal”. Em inúmeros aspetos, todos ansiamos por retomar o mundo nos termos mais próximos o possível daqueles a que nos havíamos habituado até início de 2020.

Volvidos mais de dois anos, o discurso começa a entrar no campo do otimismo. Nesse sentido, brotam aos poucos sinais de que talvez possamos aos poucos recuperar a nossa vida.

Poucas áreas de atividade exigem tanta capacidade de adaptação ao “novo normal” como o ramo imobiliário. Vamos ver o que mudou e o que podemos estar prestes a recuperar ao longo das próximas semanas.

Visitas Virtuais ou Presenciais?

Ao que parece, algumas mudanças vieram mesmo para ficar. As visitas virtuais são cómodas para todas as partes interessadas. Se já procurou uma casa nova no passado, sabe como o processo pode ser extenuante.

No caso das visitas virtuais, praticamente tudo decorre no conforto do seu lar, no ecrã de um computador, tablet ou até smart TV.

É certo que a visita final em pessoa não está completamente revogada, mas toda esta abordagem tecnológica vai-lhe poupar infinitas horas a si, a proprietários, vendedores ou agentes imobiliários.

Comunicação Digital

Os grupos de WhatsApp, interação por e-mail ou redes sociais são uma constante. Até no campo das videochamadas é possível ver em que ponto está uma obra ou reparação no imóvel que pretende adquirir.

Também aqui a pandemia acelerou tendências e não existe qualquer perspetiva de que voltemos a ter de perseguir uma linha telefónica fixa e a ocasional disponibilidade. A palavra que melhor caracteriza a comunicação no Século XXI é “flexibilidade”.

O Poder das Redes Sociais

As redes sociais chegam a uma extensa audiência global. Estas são uma ferramenta de marketing com um poder incontornável. As agências imobiliárias sabem-no melhor que ninguém e utilizam o marketing digital para interagir com uma audiência cada vez mais extensa.

O processo de compra de casa pode até ter início num anúncio que viu numa rede social e com o qual interagiu. O mesmo sucede com algumas das melhores plataformas de anúncios a imóveis online.

Assistentes Virtuais e Inteligência Artificial

Se utiliza a internet com alguma frequência, pode já ter interagido com um assistente virtual. Estes serviços de comunicação cumprem com os processos básicos de substituição de contactos com agentes imobiliários.

São ideais para conhecer informações no imediato quando alguém não está disponível. É ainda expetável que nos próximos anos se tornem cada vez mais sofisticados e aptos a desempenhar funções mais complexas.

Documentação Digital

Horas na fila da conservatória? Esqueceu-se do documento? A digitalização de processos burocráticos avança e por bom motivo. Afinal, o Século XXI já não é compatível com alguns dos problemas mais patentes da compra e venda de casas.

É certo que ainda existem arestas por limar, porém, alguma da documentação já segue por via digital, acelerando todos estes processos de forma inigualável.

Num mundo cada vez mais rendido às vantagens do teletrabalho, da comunicação instantânea e na adaptação dos serviços às nossas reais necessidades, a pandemia veio apenas acelerar tendências que já existiam.

É certo que o “novo normal” já exclui muitas das circunstâncias que existiam antigamente na busca e aquisição de uma nova casa. Mas se pensarmos bem, será isso uma má notícia?