Arte & Cultura Geral

“Os militares, a EPI e o 25 de Abril”, compreender Abril

No passado sábado, inserido no âmbito das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, decorreu na Escola das Armas uma conferência e a inauguração de uma exposição alusiva a este tema.

Os convidados foram chegando tendo sido recebidos pela organização do evento na sala dos oficias.

Chegada a hora, a agenda iniciou-se com a cerimónia solene de homenagem aos militares de Abril entretanto falecidos, com a colocação de uma coroa de flores.

Seguiu-se a abertura da conferência “Os militares, a EPI e o 25 de Abril” pelo Presidente do Clube Militar de Oficiais de Mafra. Os oradores foram o Coronel Morais da Silva, que abordou a temática “Pronunciamento militar do 25 de Abril”, seguiu-se o Coronel David Martelo, que escolheu para tema “Forças Armadas e Democracia”, e o Coronel Rui Martins Rodrigues foi o último orador convidado, que explicou de forma cronológica “A EPI na revolução dos cravos”. O encerramento da conferência esteve a cargo do Comandante da Escola das Armas.

Depois de encerrado a conferência, os presentes foram convidados a a visitar a exposição fotográfica que relata muitos dos momentos do 25 de abril de 1974.

Eugénio Ruivo, membro da URAP, aproveitou a ocasião para oferecer um exemplar do livro “Lutaram pela liberdade” ao Coronel Rui Martins Rodrigues. Este livro recupera fatos e momentos relativos a cerca de 200 presos políticos de Mafra.

Para terminar, foi servido pelos anfitriões o habitual “Porto de Honra” onde naturalmente a temática das conversas estava nos momentos que antecederam a revolução dos cravos e a recordação dos momentos vividos pela EPI – Mafra.

Texto e fotografias de Carlos Sousa/ KPhoto