Geral

Orientação e mobilidade para munícipes com deficiência visual

No âmbito do Observatório para a Mobilidade, a Câmara Municipal de Mafra desenvolve aulas individuais de Orientação e Mobilidade aos munícipes com deficiência visual.

Uma vez por mês, é realizado um encontro entre todos os alunos, para realização de uma atividade conjunta. Numa iniciativa apresentada hoje, no Parque Desportivo Municipal de Mafra, Keula Semedo, atleta paraolímpica e utilizadora de cão-guia, partilhou a sua experiência como utilizadora de cão-guia, apresentando as vantagens e desvantagens, bem como o processo de candidatura para ser utilizador de cão-guia.

Este serviço é realizado pela Câmara Municipal desde abril de 2021. Sara Leal, instrutora de orientação e mobilidade, tem, atualmente, 10 alunos com deficiência visual, aos quais dá aulas individuais, uma vez por semana.

A orientação e mobilidade, uma área importantíssima da reabilitação de pessoas com deficiência visual, tem como principal foco o desenvolvimento de capacidades e técnicas que permitem à pessoa aprender a analisar o mundo que a rodeia e deslocar-se de forma segura, independente e eficiente.

Nesta aprendizagem, para além do foco na independência e segurança na sua deslocação, procura-se também melhorar a sua autoconfiança, autoestima, integração social, para além de inúmeros outros aspetos cognitivos, psicomotores e emocionais.

Na área de Orientação e Mobilidade, a pessoa é acompanhada por um especialista que a acompanhará por todo o processo de aprender como usar uma bengala branca, como se orientar em diferentes locais, como interpretar e usar outras informações sensoriais para se manter orientado e seguro durante a sua deslocação, entre dezenas de outras técnicas que irão auxiliar na sua interação e tomada de decisões com o ambiente que a rodeia.

Este serviço é inteiramente personalizado, de forma a corresponder às necessidades e características individuais e, assim, exponenciar o potencial de cada pessoa para alcançar os seus objetivos com sucesso.