Desporto

MEO VISSLA PRO ERICEIRA: Ribeira d’Ilhas recebe uma das principais etapas de qualificação para o Campeonato Mundial de Surf

A primeira Reserva Mundial de Surf na Europa recebe a primeira etapa europeia de qualificação para o campeonato mundial da modalidade.

A Praia de Ribeira d’Ilhas, na Ericeira, apresenta as melhores condições para a realização de eventos premium, desde o título mundial de juniores aos eventos de qualificação e agora o Challenger Series.

De 2 a 10 de Outubro, na época de excelência da costa atlântica, realiza-se o MEO VISSLA PRO ERICEIRA, o segundo dos eventos Challenger Series.

O MEO VISSLA PRO ERICEIRA será palco para alguns dos melhores talentos do mundo de surf que disputarão um lugar no Campeonato Mundial de Surf (WCT), em 2022.

Kanoa Igarashi, vencedor da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, que passa grandes temporadas do ano na Ericeira e por isso quase local, Frederico Morais, único surfista português que pertence aos 32 melhores do mundo, e Vasco Ribeiro, anteriormente coroado campeão do título mundial de júnior, são alguns dos nomes esperados em prova.

A grande novidade deste ano será o regresso da competição feminina, que conta com a presença, entre outras, de Teresa Bonvalot, também ela atleta olímpica.

Hélder Sousa Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, dá as boas-vindas a todos os atletas participantes nesta competição afirmando:

No ano em que se assinala o 10.º aniversário da consagração da Ericeira como Reserva Mundial de Surf, receber uma das principais etapas de qualificação para o Campeonato Mundial de Surf traduz o reconhecimento por este património singular, que é único na Europa, mas também a qualidade e segurança do destino, contribuindo para a sua notoriedade e internacionalização.

Os Challenger Series são um novo nível de competição que proporcionará aos atletas mais oportunidades, ao mais alto nível, de se qualificarem para o Campeonato Mundial de Surf (WCT). Estes eventos, que integram as Qualifying Series (QS), são o principal momento para os surfistas mostrarem os seus talentos e qualificarem-se para o nível de elite da competição.

Em 2021 realizam-se 4 Challenger Series: Huntington Beach, California, Estados Unidos da América, Ribeira d’Ilhas, Ericeira, Portugal, Capbreton/ Hossegor/ Seignosse, Landes, Nouvelle-Aquitaine, França, e Haleiwa, Hawaii, Estados Unidos da América.

As QS têm dois segmentos primários: os Challenger Series (eventos que atribuem 10.000 pontos para o ranking QS de um surfista) e os eventos QS 5.000, 3.000, 1.500 e 1.000 que contribuirão todos para o ranking QS de final de ano de um surfista, à medida que trabalham para se qualificarem para o WCT.

Fonte: CMM

Crédito da fotografia: Line Up Ericeira – WSL – DAMIEN POULLENOT- AQUASHOT