Ezekiel Lau e Luana Silva são os grandes vencedores do MEO VISSLA PRO ERICEIRA, que terminou no passado sábado, dia 9 de Outubro, na praia de Ribeira d’Ilhas, na Ericeira.
A 2.ª etapa do Challenger Series, – prova que segue agora para França, onde vai decorrer o Quiksilver Pro France a partir do dia 16 de Outubro, – decorreu ao longo de toda a semana com condições épicas e scores incríveis, muitos deles acima dos 18 pontos.
Na final masculina, o havaiano destacou-se desde cedo na bateria, com as duas primeiras ondas a contarem para o score total de 16,57 pontos em 20 possíveis, eliminando assim Jackson Baker (13,27 pontos). Uma vitória merecida para Zeke Lau, com duas ondas de 8,00 e 8,57 pontos, e uma excelente prestação ao longo de todo o evento que lhe valem assim 10000 pontos no ranking.
O havaiano já tinha alcançado um 9.º lugar na Califórnia, na 1.ª etapa do Challenger Series, e soma agora a 1.ª vitória numa etapa desta importância.
Na prova masculina destaque ainda para o 2.º classificado Jackson Baker, que antes da bateria da final se mostrou muito satisfeito pela prestação alcançada.
Em 3.º lugar na prova ficaram Nat Young e o havaiano Imaikalani deVault, que tinha sido um dos destaques de toda a prova.
Já o norte-americano, que tinha terminado em 49.º lugar na 1.ª etapa, em casa, na Califórnia, prometeu mais para a próxima paragem, em França.
Na final feminina, duas havaianas e amigas: Gabriela Bryan e Luana Silva. E foi Luana quem levou a melhor numa bateria de nervos e lágrimas para Gabriela nos instantes finais.
Depois de até ter começado melhor, com duas ondas pontuadas com 8,83 e 8,30, Gabriela não conseguiu manter o ritmo e foi Luana quem respondeu, aos 6 minutos da bateria com uma onda que lhe valeu 9,80 pontos. E foi preciso esperar até ao fim, em cima da buzina, a segundos desta tocar, para Luana virar a bateria. Precisava de 7,33 pontos e foi no jet ski, quando a bateria já tinha terminado, que ouviu do speaker a nota alcançada: 8,23. Em 30 segundos tudo mudou.
Aí, foi a explosão de alegria para Luana e as lágrimas de tristeza de Gabriela, que fez aliás uma excelente prestação ao longo de todo o evento em Ribeira d’Ilhas. Luana alcançou assim um score total de 18,03 pontos e Gabriela somou 17,13 pontos, terminando a prova na 2.ª posição.
A havaiana tinha alcançado também um 2.ª lugar na 1.ª etapa do Challenger Series, na Califórnia, e está assim no 1.º lugar do ranking Challenger Series, com 21.000 pontos.
Em 2.º lugar está Brisa Hennessy, com 13.300 pontos.
Em 3.ª lugar nesta prova feminina ficaram Pauline Ado e Ariane Ochoa.
A experiente surfista francesa, Pauline Ado, reconheceu que teve um início de bateria nas meias finais mais tremido.
De referir ainda que foi Alejo Muniz quem venceu a Expression Session “The Unwanted Shapes”, uma bateria especial com pranchas criadas com lixo deixado pelo Covid nos mares. As pranchas resultaram de um concurso lançado pela organização a shapers e até surfistas, com o objetivo de alertar para a sustentabilidade ambiental.
CLASSIFICAÇÃO RANKING MASCULINO CHALLENGER SERIES TOP 12
- 1º Ezekiel Lau (HAW)
- 2º Jake Marshall (USA)
- 3º Imaikalani Devault (HAW)
- 4º Nat Young (USA)
- 5º Griffin Colapinto (USA)
- 6º Liam O’Brien (AUS)
- 7º Jackson Baker (AUS)
- 8º Leonardo Fioravanti (ITA)
- 9º Kanoa Igarashi (JPN)1
- 10º Callum Robson (AUS)
- 11º Shun Murakami (JPN)
- 12º Cole Houshmand (USA)
CLASSIFICAÇÃO RANKING FEMININO CHALLENGER SERIES TOP 6
- 1º Gabriela Bryan (HAW)
- 2º Brisa Hennessy (CRI)
- 3º Luana Silva (HAW)
- 4º Pauline Ado (FRA)
- 5º Caitlin Simmers (USA)
- 6º Ariane Ochoa (EUK)
Fotografias: Pedro Mestre
Adicionar comentário