Fique a conhecer algumas curiosidades sobre a noz e sua origem!
A noz é o fruto da nogueira, árvore originária da Ásia que chegou à Europa por volta do século IV, através dos Romanos.
As nogueiras são árvore mais antigas conhecidas pelo homem (7000 a.C)
Antes mesmo de o homem cultivar as nozes, estas já eram consumidas no seu estado selvagem. Os vestígios mais antigos desse consumo são de 50.000 anos atrás e foram encontrados em cavernas do Iraque.
Na antiguidade, a nogueira era cultuada, por ser uma espécie que vive centenas de anos e por ter inúmeras utilidades para o ser humano. As nozes eram usadas como alimento, como medicamento e para produzir óleos, muitas vezes curativos.
As nogueiras levam cerca de 5 anos para serem consideradas produtivas.
Demora cerca de 170 dias para uma noz se desenvolver e amadurecer em uma árvore.
Duas nozes por dia são suficientes para ajudar a tratar do colesterol. Nozes e pistácios são alimentos com capacidade para reduzir os níveis de triglicerídeos, elementos responsáveis pela formação de placas de gordura, e do LDL, o chamado mau colesterol.
A noz também é fonte de vitamina B6, importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e do imunológico, e de folato ( vitamina B9), essencial para a produção do material genético. O folato previne más- formações fetais e é indicado para todas as mulheres em idade fértil.
“Fruto de casca rija”, em culinária, são uma categoria muito menos restritiva do que nozes na botânica, o termo é normalmente mal aplicado a muitas sementes que não são nozes verdadeiras. Qualquer semente grande, oleaginosa, com casca dura e usada como alimento pode ser considerada como uma noz.
Adicionar comentário