Geral GNR

Idoso desaparecido em Sobral de Monte Agraço é encontrado num “terreno de densa vegetação e de floresta cerrada”

No passado dia 8 de Janeiro, o Comando Territorial de Lisboa, através do Destacamento Territorial de Torres Vedras, localizou um idoso de 71 anos, que tinha sido dado como desaparecido, no concelho de Sobral de Monte Agraço.

Na sequência de um alerta, por volta das 15:00 do dia 7 de Janeiro, a dar conta do desaparecimento do septuagenário, em Sobral de Monte Agraço, os militares da Guarda encetaram desde logo diligências policiais para o localizar.

Nesse âmbito, a GNR percorreu toda a área envolvente e, cerca de 11 horas depois do seu desaparecimento, foi possível verificar uma fonte de calor através das câmaras térmicas dos drones da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, num terreno de densa vegetação e de floresta cerrada, a cerca de quatro quilómetros do local de onde havia desaparecido.

Foram de imediato acionados para o local militares da Guarda, bem como elementos e meios da Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço, tendo sido possível localizar o idoso desaparecido, que aparentava estar bastante debilitado e desorientado.

Na sequência da ação, foi acionada a assistência médica para o local, para avaliação do estado de saúde do idoso, que foi posteriormente encaminhado para uma unidade hospitalar.

Esta ação contou com o reforço de binómios de busca do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Unidade de Intervenção (UI), de militares e meios da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPSnomeadamente a equipa que opera os Unmanned Aerial Vehicle (UAV), e com o apoio de elementos e meios da Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço e de populares da localidade.

Fonte: Comando Territorial de Lisboa