Efemérides & Curiosidades Geral

Efemérides de 27 de Janeiro

Saiba o que aconteceu de importante no mundo no dia 27 de Janeiro ao longo dos anos.

1573

A vila de Lagos passa a cidade.

1606

Começa, em Inglaterra, o julgamento de Guy Fawkes, autor do atentado contra o Parlamento.

1668 

O infante D. Pedro (1648-1706), irmão de Afonso VI (1643-83), foi nomeado Regente e Herdeiro da Coroa, nas Cortes de Lisboa.

1763 

O Brasil passou a ser governado por um vice-rei e a sua capital foi transferida de São Salvador da Baía para o Rio de Janeiro, por decisão de D. José e do marquês de Pombal.

1879 

O inventor e empresário americano Thomas Edison registou a patente da lâmpada elétrica.

1919 

No âmbito da chamada Monarquia do Norte, de Paiva Couceiro, travou-se em Águeda, o Combate das Barreiras, que se considera ter-lhe posto termo.

1945 

No final da II Guerra Mundial, há 78 anos, o Exército Vermelho ocupou o campo de Auschwitz, na Polónia, começando o tratamento e libertação dos sobreviventes do extermínio nazi.

1962 

Foi estabelecido o acordo entre Portugal e a Índia para o repatriamento de cerca de três mil prisioneiros, que se renderam (para fúria de Salazar) quando da entrada das muito mais numerosas e bem armadas forças indianas em Goa, Damão e Diu.

1973 

Os padres Telles Sampaio e Fernando Mendes, detidos pela PIDE-DGS por terem denunciado os massacres de Mucumbura, Moçambique, foram condenados pelo tribunal plenário a 5 anos de prisão.

No mesmo dia, seriam assinados, em Paris, os acordos que puseram fim à Guerra de 12 anos do Vietname, com 58 mil soldados norte-americanos mortos, 300 mil feridos e 2500 dados como desaparecidos.

2006 

Apresentação, no Governo de Sócrates, do Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa, Simplex.

2009 

No mesmo dia da polémica primeira audição de Dias Loureiro na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BPN, a PJ apreendeu documentos do BPP que indiciavam atuações suspeitas.

2010 

Foi lançado nos EUA, o iPad, icónico tablet da Apple.

2020 

A China confirmou o primeiro morto por Coronavirus, em Pequim.