Arte & Cultura Geral

Dia Nacional das Linhas de Torres

Por ocasião da comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres, os membros da “Friends of the Lines of Torres Vedras Association” deslocaram-se a Portugal para uma visita de âmbito pedagógico ao património que faz parte da história comum do nosso país e da Grã Bretanha.

Recorde-se que as Linhas de Torres foram um sistema militar defensivo, erguido a norte de Lisboa, entre 1809 e 1810. No mais profundo secretismo, o futuro duque de Wellington traçou uma estratégia de defesa que consistiu em fortificar pontos colocados no topo de colinas, para controlar os caminhos de acesso à capital de Portugal, distribuindo-se pelos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

No município de Mafra, os membros da referida Associação tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres (Mafra), a Serra do Socorro, o Palácio e a Tapada Nacional de Mafra e o Forte do Zambujal, culminando com dois momentos especiais: um concerto de carrilhão, o mesmo instrumento que, em 2 de setembro de 1808, saudou o exército aliado; e um “Brinde às Linhas”, celebrando a amizade luso-britânica.

A “Friends of the Lines of Torres Vedras Association” tem desempenhado um importante papel na promoção e divulgação da Rota Histórica das Linhas de Torres, tendo sido distinguida, no ano passado, com a atribuição do prémio “Wellington Honour“.