Efemérides & Curiosidades Geral Teatro & Cinema

Dia Mundial do Cinema: As curiosidades que ainda não sabe sobre a sétima arte

Celebra-se hoje, dia 5 de Novembro, o Dia Mundial do cinema. Para assinalar esta data trazemos-lhe algumas curiosidades sobre a sétima arte.

Harry Potter

A famosa cicatriz que Harry Potter tem na testa, foi feita por artistas de caracterização a Daniel Radcliffe cerca de 2000 vezes.

A atriz mais vezes assassinada

A atriz francesa Paula Maxa será para sempre recordada na história – pelo menos enquanto a coroa não lhe for roubada – como a atriz mais assassinada. No total, morreu 358 vezes ao longo dos diferentes filmes em que participou. A sua especialidade em morrer em frente à câmara foi motivo suficiente para que fizesse mais do que um papel no mesmo filme, tendo sempre como desfecho uma morte atroz.

Branca de Neve e os Sete Anões

Branca de Neve e os Sete Anões, da Disney, foi primeiro filme na história do cinema a alcançar a marca de US$ 100 milhões em vendas de bilheteria.

King Kong

O macaco usado para o filme King Kong, em 1933, parecia ser gigantesco. Mas, na realidade, o modelo tinha apenas 40 centímetros de altura. Na produção de 1977, King Kong cresceu. Media 13 metros.

Filme mais longo a história

87 horas, o equivalente a 3 dias e meio: é esta a duração de “Tratamento contra a insónia“. A película consiste numa única sequência na qual vemos o poeta Lee Groban a ler uma composição de 3.400 páginas. Ao longo dos anos, o filme só foi projetado integralmente duas vezes e consta-se que nunca ninguém o conseguiu ver até ao fim.

Indiana Jones

Sabia que o nome “Indiana Jones” foi inspirado no nome do cão de George Lucas?

Ator com mais óscares

Sabia que Jack Nicholson é o ator com mais óscares? Três no total pelas as suas personagens em “Melhor é Impossível”, “Voando Sobre um Ninho de Cucos” e “Lagos de Ternura”?

O Feiticeiro de Oz

Judy Garland, aos 16 anos, foi obrigada a passar fome e a fumar para que não aumentasse de peso durante as filmagens de O Feiticeiro de Oz e outras produções.

O Corvo

Brandon Lee faleceu em 31 de março de 1993, durante as filmagens do filme O Corvo. O ator foi atingido pelo disparo de uma arma que deveria estar com o cartucho vazio. Como a cena já contava com a presença de muito sangue artificial, a equipa de produção do filme demorou para perceber o que realmente havia acontecido.