Ambiente Efemérides & Curiosidades Gastronomia

Dia da Gastronomia Sustentável: As curiosidade que devia saber

O Dia da Gastronomia Sustentável é celebrado anualmente a 18 de Junho, com o propósito de chamar a atenção mundial para o tema e para a responsabilidade das diferentes culturas e comunidades no desenvolvimento da mesma.

O dia 18 de Junho foi designado como Dia da Gastronomia Sustentável, por resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2016.

A data realça a gastronomia como uma expressão cultural, relacionada com a diversidade natural e as tradições no mundo. O compromisso com a sustentabilidade nesta área foca-se na responsabilidade de produção e consumo de alimentos.

A sustentabilidade é a ideia de que algo, como agricultura, pesca ou preparação de alimentos, é feito de maneira a não desperdiçar recursos naturais e pode continuar sendo feito no futuro sem prejudicar o meio ambiente ou a saúde.

A gastronomia sustentável implica: incremento da agricultura, segurança alimentar, nutrição, adequada produção de alimentos e conservação da biodiversidade.

A ONU afirma que o mundo está a usar os seus oceanos, florestas e solos de forma completamente insustentável. Produtores precisam de ser mais cuidadosos na forma como utilizam os recursos naturais e consumidores devem ser mais exigentes quando escolhem seus alimentos.

CURIOSIDADES

1,4 bilhões de hectares de terra – 28% da superfície agrícola do mundo – são utilizados todo ano para produzir alimentos que acabam por ser desperdiçados.

A compostagem doméstica pode, potencialmente, desviar até 150 kg de alimentos desperdiçados de uma família por ano, que acabariam recolhidos pelo serviço de limpeza urbana.

O desperdício alimentar é responsável por aproximadamente 7% de todos os gases de efeito estufa.

Por saberem que os contratos com os supermercados exigem produtos visivelmente quase perfeitos, os produtores, muitas vezes, produzem em excesso para atender às expectativas, desperdiçando todos os outros que não vendem, por não serem tão “bonitos”.

Todos os ano, os consumidores dos países mais ricos desperdiçam quase a mesma quantidade de alimentos de toda a produção alimentar da África Subsaariana.

Quase 1 bilhão de pessoas no mundo passa fome. Ao mesmo tempo, cerca de 1,5 bilhões de pessoas no mundo têm peso acima do normal e 400 milhões são obesos