Saúde

Covid-19:Vacina da Pfizer é menos eficaz contra a variante Delta

De acordo com um estudo preliminar do Ministério da Saúde de Israel, citado pelo Jornal Financial Times, a vacina BioNTech/ Pfizer contra a Covid-19 é menos eficaz em travar a propagação da variante Delta, do que nas variantes anteriores do coronavírus.

Os dados recolhidos no mês passado apontam para uma eficácia a rondar os 64% em casos de infeção, enquanto para outras estirpes do vírus essa eficácia é de pelo menos 94%.

Apesar disso é importante salientar que a vacina mantém os 93% de eficácia contra doenças graves e hospitalização.

Segundo o professor Nadav Davidovitch, que faz parte do comité de especialistas que aconselham o Governo, o estudo foi baseado em números “preliminares” relativos à eficácia da vacina recolhidos continuamente pelas autoridades de saúde. “A Delta é muito mais infecciosa, mas parece não levar a tantas doenças graves e morte, especialmente porque agora temos a vacina”, disse.

Um porta-voz da Pfizer recusou-se a comentar os dados de Israel, mas mencionou outro estudo que mostra que os anticorpos produzidos pela vacina ainda foram capazes de neutralizar todas as variantes testadas, incluindo a Delta, embora com uma força reduzida.