A Ministra da Saúde admitiu que a vacina contra a Covid-19 possa no futuro vir a fazer parte do Programa Nacional de Vacinação, confirmou que o país está a passar por uma “quarta onda” e que a situação ainda vai piorar antes de melhorar.
Marta Temido, Ministra da Saúde, esteve na passada segunda-feira, dia 28 de Junho, no programa da SIC “Júlia” apresentado por Júlia Pinheiro e falou sobre a pandemia.
Durante a entrevista, Marta Temido foi questionada sobre se as vacinas contra a Covid-19 podem ser incluídas no Programa Nacional de Vacinação, ao que a Ministra respondeu que “não havendo certezas é muito provável” e afirmou ainda que “o progresso da ciência colocou-nos neste momento a vacina como uma oportunidade que temos para nos proteger”.
Sobre a situação atual do país, a Ministra admitiu que Portugal está a atravessar “uma fase muito complicada” e que “a situação ainda se vai complicar mais, antes de melhorar“.
“Há quem diga que nós nunca deixámos de estar na primeira vaga. O que é facto é que tivemos várias ondas e estamos agora numa quarta onda“, salientou.
Marta Temido falou ainda sobre os novos casos e afirmou que já não há “sensação de esmagamento” que existia em situações anteriores, em que se sabia que os mais idosos com covid-19 tinham maior probabilidade de desenvolver doença grave e fatal.
“Agora há outra preocupação, porque também há casos graves e fatais, que são jovens, e é igualmente penoso“, mas a pressão sobre o sistema de saúde é neste momento “ligeiramente diferente“, disse Marta Temido, advertindo, contudo, que se o número elevado de novos casos se mantiver, alguns hospitais poderão vir a ter as mesmas necessidades que tiveram.
Adicionar comentário