Cientistas chineses afirmam que o novo teste é tão eficaz quanto o PCR, mas muito mais rápido.
Com o aumento do número de infeções diárias, devido à elevada taxa de transmissibilidade da variante Ómicron, as farmácias e laboratórios que realizam este tipo de testes têm sido sobrecarregados com pedidos.
Cientistas chineses desenvolveram um novo teste para o coronavírus SARS-CoV-2 que é tão confiável como um teste PCR de laboratório e dá resultado em minutos, de acordo com um artigo publicado numa revista científica.
Atualmente, os testes PCR são o padrão máximo mundial para triagem da infeção, mas os resultados demoram várias horas a sair, por isso, pesquisadores da Universidade de Fudan, na cidade chinesa de Xangai, dizem, terem desenvolvido uma alternativa.
Num artigo publicado na revista Nature Biomedical Engineering, a equipa disse ter desenvolvido um sensor que usa microeletrónica para analisar amostras de DNA coletadas por uma zaragatoa.
O estudo envolveu recolher a amostra de muco nasal de 33 pessoas na cidade, infetadas com o vírus, e os resultados do novo teste foram comparados com o PCR — os resultados mostraram uma correspondência perfeita.
O sensor, ligado a uma máquina portátil, permite obter um resultado em “menos de quatro minutos”, asseguram os seus projetistas.
Este terminal tem “alta sensibilidade” e pode ser facilmente levado para qualquer lugar.
Adicionar comentário