Geral Saúde

Comunicado: Maternidade do Centro Hospitalar do Oeste

A maternidade do Centro Hospitalar do Oeste, encontra-se centralizada desde 1 de junho de 2013 na Unidade de Caldas da Rainha, assegurando a resposta aos nove concelhos da respetiva área de influência.

Desde junho de 2013, foram realizados 12 435 partos, 14 047 internamentos, 90 311 episódios de urgência, e foram acompanhados cerca de 2 822 bebés na Unidade de Cuidados Neonatais.

O Serviço de Obstetrícia, dispõe de uma área destinada à Urgência de Obstetrícia e Ginecologia, Unidade de Internamento de Curta Duração, Bloco de Partos, Unidade de Cuidados Especiais Neonatais (UCEN) e 27 camas para internamento de grávidas e puérperas.

Fazem parte deste Serviço 10 médicos obstetras, 57 enfermeiros, 4 assistentes técnicos, 24 assistentes operacionais, médicos pediatras e médicos anestesistas. E conta com o apoio de outros técnicos de saúde, nas mais diversas áreas, como Fisiatria, Medicina Interna, Psicologia, Nutrição e Serviço Social.

O Serviço de Obstetrícia disponibiliza ainda, desde 2016, o curso gratuito de Preparação para o Parto e Parentalidade, ministrado por uma equipa de enfermagem especializada, que tem contribuído para um maior esclarecimento e preparação para o nascimento, ajudando a desenvolver e a criar competências aos futuros pais para que se sintam mais seguros, autónomos e confiantes, para ultrapassar alguns desconfortos, medos e receios ao longo da gravidez, parto e puerpério. Até ao momento já usufruíram deste curso 2180 participantes.

O Serviço de Obstetrícia é um dos Serviços mais agraciados neste Centro Hospitalar, foram contabilizados ao longo dos últimos anos pelo Gabinete do Cidadão, cerca de 136 elogios provenientes de utentes que passaram pela maternidade do CHOeste.

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste gostaria de demonstrar o seu reconhecimento público para com os profissionais do Serviço de Obstétrica, pelo profissionalismo, empenho e dedicação na prestação de cuidados de saúde de qualidade à população que recorre à maternidade do Centro Hospitalar do Oeste.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.