Geral

Até sempre, Rui Nabeiro

Foto: Eco - Sapo

O presidente e fundador do Grupo Nabeiro – Delta cafés, faleceu ontem aos 91 anos, vitima de doença, no hospital da Luz (Lisboa).

É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Presidente e Fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, aos 91 anos. O espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida. Em 1961, criou a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e hoje em forte expansão nos mercados internacionais. Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo. Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade. O Comendador Rui Nabeiro encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios” anunciou o Grupo Nabeiro num comunicado oficial.

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de março de 1931, em Campo Maior, no Alto Alentejo. Começou a trabalhar aos 12 anos, ajudando a mãe na pequena mercearia e o pai e os tios na torra do café.

Aos 19 anos, assumiu a direção da empresa de torrefação da família, experiência que lhe permitiu abrir em 1961 a Delta Cafés, hoje líder do mercado dos cafés em Portugal e com uma forte presença internacional. A marca está presente em países como França, Suíça Luxemburgo ou China.

Em 1984, dois anos após ter fundado a Novadelta, que se dedica à torrefação, empacotamento e comercialização de café, criou em Campo Maior aquela que era na altura a maior fábrica de torrefação da Península Ibérica. Em 1988, criou o Grupo Nabeiro – Delta Cafés, que conta atualmente com mais de duas dezenas de empresas com intervenção direta em áreas como a alimentação, imobiliário e turismo.

Além de empresário, Nabeiro ocupou durante vários anos o cargo de presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, antes e depois do 25 de Abril.

Rui Nabeiro foi condecorado com a Ordem Civil do Mérito Agrícola Industrial e Comercial – Classe Comercial pelo Presidente Mário Soares, em junho de 1995, e com a Ordem do Infante D. Henrique, em janeiro de 2006, quando Jorge Sampaio era ainda Presidente. Em Espanha, recebeu a Comenda da Ordem de Isabel a Católica e, em 2010, foi nomeado Cônsul Honorário de Espanha, com jurisdição nos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

As cerimónias fúnebres vão decorrer na Igreja Matriz de Campo Maior (Portalegre), a partir 12:00 de segunda-feira. Em comunicado, a família indica ainda que a missa de corpo presente será realizada terça-feira, pelas 12:00, na Igreja Matriz de Campo Maior, seguindo-se o cortejo fúnebre em direção ao Cemitério Municipal de Campo Maior.

O município de Campo Maior, de onde era natural, decretou luto municipal de 19 a 23 de Março.

Numa publicação no Facebook, o município sublinhou o facto de Rui Nabeiro ter sido “o primeiro presidente eleito democraticamente da Câmara Municipal de Campo Maior” e descreveu-o como “um homem que dedicou a sua vida a Campo Maior e aos campo-maiorenses“.