Opinião

As cheias na Alemanha

Pode ser resultado das alterações climáticas, pode ser uma coincidência, mas que estão a acontecer fenómenos meteorológicos estranhos, estão!!!

O incêndio que lavrou em Pedrógão Grande há cerca de três anos em Portugal, o que tem acontecido nos incêndios dos EUA, em que há descrições de furacões de fogo, bem como as cheias que aconteceram a semana passada na Alemanha, não são fenómenos normais, e malgrado tudo o que afirmarem, não me recordo de nada parecido, em toda a minha existência.

Os cientistas da NASA afirmam, e eu acredito, que as alterações climáticas, são a maior ameaça ao futuro da humanidade e que estes fenómeno são um seu prenúncio.

Já ouvi várias teorias negacionistas, já ouvi argumentação de que estas alterações são cíclicas e naturais. Talvez, mas nunca aconteceram a esta velocidade estonteante, pelo que penso que será melhor, tomar medidas concretas e corajosas, pois prevenir é sempre melhor que remediar.

Os acordos de Paris patrocinados pela ONU, e as medidas nele acordadas sobre o clima, parece já não serem suficientes para retardar a velocidade com que as alterações climáticas estão a acontecer. A este ritmo espera-nos o pior.

Oxalá me engane!!

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva