Desporto Geral

Afonso Pinto, Camila Cardoso e Davi Neves vencem em Ribeira D’Ilhas

Ribeira d’Ilhas de “gala” recebeu no passado fim de semana os 90 inscritos na 3ª, e última etapa, do Circuito BILLABONG ERICEIRA 2023, by NATIVE AÇAÍ, nas categorias OPEN, FEMININO e MASTERS, onde se assistiu a um excelente espetáculo e alto nível de Surf, ao longo de todo o fim de semana.

No primeiro dia, contrariando as informações de vários websites onde são consultadas as previsões climatéricas e de ondulação, Ribeira d’Ilhas amanheceu com ondas de meio metro, que se mantiveram ao longo de todo o dia, obrigando, no entanto, que se fizesse apenas uma pausa de duas horas, durante a maré cheia. Devido ao elevado número de inscritos, a única categoria em competição foi a OPEN.

Decorreram os Round 1 e a quase totalidade do Round 2. Em destaque neste primeiro dia estiveram o líder do circuito Arran Strong, Júlio Terres, Afonso Pinto, Pietro Garroux, Martim Fortes, Gabriel Ribeiro ou o João Roque de Pinho.

O segundo dia de prova, arrancou, tal como previsto pouco depois das 8h00, com os três heats de Round 2 que ficaram por realizar do dia anterior, com a ondulação semelhante ao primeiro dia de prova, seguindo para os MASTERS e FEMININO, já com a ondulação a aumentar para o metro e meio e com alguns sets maiores. O espetáculo de surf dado por muitos dos intervenientes foi bastante entusiasmante, sobretudo quando chegavam ao “inside” de Ribeira e levantavam paredes bastante agressivas bem perto das rochas entre Ribeira d´Ilhas e o Alibaba.

Com a maré a vazar, as finais iniciaram-se com a categoria MASTERS, onde entre alguma calmaria seguiam-se alguns sets bastante exigentes, onde a adaptação e a perícia dos experientes surfistas foi determinante. Venceu o Davi Neves (9,67), o Campeão do Circuito de 2022, seguindo-se o Axel Bellino (8,97), no seu ano de estreia nesta categoria. Os restantes lugares do pódio ficaram para o Maurício Vieira (8,64) e Márcio Severino (5,67), 3º e 4º, respetivamente.

No FEMININO, a experiência competitiva da Camila Cardoso (11,66), aliada ao seu potente backside fizeram toda a diferença, levando de vencida a etapa, relegando a Eva Luna (5,87) para o 2º lugar, a estreante Sanna Horvallius (3,86) em 3º, e a Carlota Chaveiro (0,94) que sofreu uma pancada da prancha que a limitou na final, em 4º.

Para finalizar esta longa e exigente etapa, realizou-se a final OPEN, com o inside de Ribeira d’Ilhas a marcar toda a diferença e a levar ao rubro o muito público presente. Após um início muito prometedor do Martim Fortes a dominar uma boa parte da final, eis que surge o também SUB 18 Afonso Pinto (14,13), com o todo o seu talento e conhecimento da onda, puxado pela sua fervorosa claque alcançou a sua primeira vitória nesta categoria, deixando o Neco Pyrrait (12,44) que na sua última onda passou de 4º para 2º, o Martim Fortes (12,17) em 3º e o Júlio Terres (9,93) em 4º.

Resultados Finais:

  • OPEN

1º Afonso Pinto
2º Henrique Pyrrait
3º Martim Fortes
4º Júlio Terres

  • FEMININO

1º Camila Cardoso
2º Eva Luna
3º Sanna
4º Carlota Chaveiro

  • MASTERS

1º Davi Neves
2º Axel Bellino
3º Maurício Vieira
4º Márcio Severino

Próxima Etapa
2 e 3 de Dezembro – 3ª Etapa BILLABONG ERICEIRA 2023, by NATIVE AÇAÍ, SUB 12, SUB 14, SUB 16, SUB 18 e SUB 18 FEM

Fotos: White Wave Ericeira e West Water Photography

Fonte: Ericeira Surf Clube (Press Release)