Desporto Geral

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira faz 10 anos

Main Event do projeto WSR+10 tem o seu momento mais emblemático no dia 14 de Outubro. A Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE), consagrada a 14 de Outubro de 2011, completa uma década de existência.

A importante efeméride será assinalada a partir das 10:30 na praia de Ribeira d’Ilhas, no âmbito do main event do projeto Ericeira WSR+10, através do qual o Ericeira Surf Clube (ESC) tem vindo a comemorar este importante galardão, que distingue um património natural impar, especialmente acarinhado pela comunidade dos desportos de ondas.
Na manhã do dia 14 de Outubro será descerrada, em plena “sala de visitas” do surf português, uma placa evocativa do 10o aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, cerimónia que contará com a presença das comitivas europeias parceiras do Ericeira WSR+10 bem como das entidades que integram o Conselho Restrito do Conselho Municipal da RMSE: o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos, a SOS – Salvem o Surf e a Câmara Municipal de Mafra.

O main event do Ericeira WSR+10 arrancou Segunda-feira, dia 11 de Outubro, e já proporcionou dezenas de atividades lúdicas e experiências formativas aos 150 participantes que integram as comitivas parceiras, provenientes de diversos países europeus.

Patris Surf Club (Espanha), Surf Clube de Viana (Portugal), Duna Surf Kluba (País Basco), Austrian Surfing (Áustria), Norwegian Board Sports Federation (Noruega), Young Lions Sport Academy (Polónia), Hellenic Surf & SUP Association (Grécia), Sport For All Serbia (Sérvia), Lacanau Surf Club (França), Champions Factory (Bulgária), Surf Club Sylt (Alemanha) e European Network for Innovation and Knowledge (Holanda) têm vindo a desfrutar duma experiência singular, construída sobretudo com alicerces de aprendizagens e partilhas.

Bani Dmetrovic, responsável pela delegação Sport For All Serbia (da Sérvia), considera que “o WSR+10 é um excelente projeto para os jovens, que têm a oportunidade de conhecer adolescentes de outros países e de compreender outras culturas”. O dirigente associativo, de 47 anos, acrescenta que “os workshops e as formações são muito positivos na formação duma consciência ecológica e sobre modos de vida saudáveis”.

Já para Kasia Sadowska “esta semana será certamente relembrada durante bastante tempo”. Para esta jovem de 24 anos que integra a comitiva polaca Young Lions Sport Academy, “a Ericeira é um local muito bonito e a organização do evento está excelente, apresentando atividades interessantes e muito variadas ao longo de toda a semana.”

Com epicentro na Praia do Matadouro e incursões a praias vizinhas e à vila de Mafra, os dias iniciais do main event do EWSR+10 têm incluído muito surfing, shaping de pranchas de surf ao vivo, workshops (economia circular, biologia marinha e arte com lixo costeiro), caminhadas na Tapada Nacional de Mafra e na RMSE, visitas ao Palácio Nacional de Mafra, formação em sustentabilidade, yoga e música ao vivo.

Para Sérgio Manuel dos Santos Reis, vice-presidente do ESC, o Ericeira WSR+10 tem decorrido “muito acima das expectativas”, pelo que as perspetivas para as jornadas seguintes são bastante positivas.

Como não poderia deixar de ser, a sustentabilidade é o “prato principal” do programa do main event do EWSR+10 – este projeto decorre sob o mote “Por Uma Reserva Mais Sustentável” –, que prossegue até ao próximo fim-de-semana, sendo os próximos dias compostos da seguinte forma:

Dia 14 de Outubro: 10:30 Celebração do 10o aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, na Praia de Ribeira d’Ilhas | Surfing (aulas e free surf) | Visita ao Palácio Nacional de Mafra | Workshop de Economia Circular | Instalação de Arte Produzida com Lixo Costeiro | Workshop de Biologia Marinha | 16:00 – 17:00 Yoga e Música ao Vivo

Dia 15 de Outubro: 9:30 – 12:15 Visita ao Palácio Nacional de Mafra | Surfboard Shaping | Instalação de Arte Produzida com Lixo Costeiro | Workshop de Economia Circular | Tag Team de Triatlo | Yoga | 16:30 – 17:30 Música ao Vivo e Pintura

Informações adicionais sobre as atividades desenvolvidas durante o Main Event do EWSR+10:
Formação em Sustentabilidade – o curso “Do Surfing à Sustentabilidade” foca-se nas relações existentes entre o surfing e as comunidades sustentáveis, enquanto estilo de vida que deve ser vivido e experienciado com uma relação direta com valores e práticas sustentáveis – o que pode transformar os surfistas e as organizações ligadas ao surfing
em ativistas cruciais para melhorar os ecossistemas e as respetivas comunidades.

Surfboard shaping – todas as manhãs são construídas green surfboards ao vivo pelos Surfing Room, sendo que os participantes podem acompanhar todo o processo de fabrico destas pranchas produzidas com matérias-primas ecológicas.

Arte produzida com lixo costeiro – o colectivo Skeleton Sea instalou três obras de arte da sua coleção na Praia do Matadouro: “The Abyss, the deep sea rubbish eater fish”; “The Message From the Deep whale”; e “Snake Monster made of single use plastic bottles”.

Workshop de Biologia Marinha – ministrado pelo biólogo Diogo Batalha, que percorre troços da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, entre marés, explicando a fauna e a flora que por ali se encontram, ao mesmo tempo que os participantes apanham lixo. Este workshop tem a duração de uma hora e meia a duas horas.

Workshop de Economia Circular – consiste numa reflexão sobre o plástico enquanto resíduo e matéria-prima potencial, após a sua “primeira” utilização. Através da integração de resíduos de embalagens (bebidas, detergentes, shampô, etc), são apresentados exemplos práticos de Reutilização e de Reciclagem, sendo realizada a respetiva transformação com recurso a equipamentos que integram o set “Precious Plastic”. As atividades desenvolvidas nestas sessões são as seguintes:

a) Observação, caracterização e separação dos resíduos de várias tipologias de plástico (como PET, PLA, PP ou PVC) para o devido encaminhamento – transformação na linha “Precious Plastic”; reutilização por upcycling e novos designs; fileiras de recolha seletiva;
b) Transformação do plástico com potencial de reutilização em novos objetos, através da utilização de uma das máquinas do “Precious Plastic” que realiza a respetiva trituração;
c) Exemplos de objetos transformados/reciclados. Com a duração de uma hora e meia a duas, é ministrado pela Engenheira Ana Teresa Santos, do Projecto MobEC. Outdoor Walking – consiste num passeio pela Tapada Nacional de Mafra, com a duração de três horas e meia a quatro horas.

Visita ao Palácio Nacional de Mafra – esta atividade, com uma duração de duas horas, tem como objetivo sensibilizar os participantes para a importância da História na evolução social.

Caminhadas pela Reserva Mundial de Surf – de forma a fomentar a atividade física ao ar livre para obter uma melhor ligação com a Natureza, são realizadas caminhadas no troço entre a Praia do Matadouro e o final da Praia da Empa, junto ao forte de Milreu, que tem uma vista privilegiada sobre várias ondas da Reserva.

Música ao Vivo – todos os dias o trio formado por Nuno Cid, Tiago Farinha e Alessandro Rossi toca ao fim da tarde na Praia do Matadouro.

Surfing – são ministradas pelo Ericeira Surf Clube aulas de surfing nas praias do Matadouro e de Ribeira d’Ilhas.

Painting – no dia 15 de Outubro o conceituado artista plástico, designer e ilustrador João Catarino vai protagonizar uma atividade de pintura.

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou este programa com o objetivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar – na Ericeira trata-se duma faixa costeira de 13 quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respetivas paisagens e ecossistemas. As entidades Guardiãs da RMSE são a Câmara Municipal de Mafra, o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e a SOS – Salvem o Surf.

O Ericeira WSR+10 é um evento promovido pelo Ericeira Surf Clube e financiado pela Comissão Europeia, contando com o apoio do Município de Mafra.

Todas as informações relevantes sobre o Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, no site oficial do evento (https://ericeirawsr10.com) e nas respetivas redes sociais.

O Ericeira WSR+10 conta com os seguintes Media Partners: Antena 1, Fuel TV, Visão, Beachcam, SurfTotal, Vert, SurfZine, Mafra TV, Rádio do Concelho de Mafra, AZUL – Ericeira Mag e O Ericeira.

Fonte: Ericeira Surf Clube