Opinião

A equipa portuguesa nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Luciana Diniz, cavaleira brasileira, naturalizada portuguesa, efetuou ontem uma excelente prova de saltos de obstáculos de cavalos, nos Jogos Olímpicos. Teve quatro pontos de penalização, devido a um toque de pés no penúltimo obstáculo da final, para mim inesperado, por ter ocorrido numa ria, que não levantou problemas de maior, aos outros concorrentes, tendo devido a essa penalização, ficado em décimo lugar na geral individual. Foi azar. Excelente prestação.

Portugal tem mostrado, nestes Jogos Olímpicos de Tóquio, fazer jus à frase de Fernando Pessoa, quando este refere que a nossa pátria é a língua portuguesa, pois parte substancial dos nosso atletas têm origens por nascimento ou familiares, nos Países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa.

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa é, atualmente, uma comunidade cultural de língua e de afetos, que esperamos que no futuro, se transforme também, numa comunidade política e económica.

Estamos no bom caminho, em minha opinião, ao naturalizar o pessoal migrante que nos demanda, quer venha para representar Portugal internacionalmente, como é o caso dalguns representantes portugueses nos Jogos Olímpicos, quer venha para trabalhar no país e que seja oriundo dos diversos países da CPLP, pois vêm contribuir para o aumento da população portuguesa, comungando connosco um passado histórico, e sobretudo cultural e linguístico, facto que não é despiciendo, é que só nos enriquece como nação.

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva