Geral Opinião

A coincidência de pontos de vista entre os povos hispânicos

Arturo Peres Reverte é um grande escritor do país vizinho, que me tem deliciado com os seus romances baseados na História de Espanha, que muitas vezes toca-se e funde-se com a nossa.

Um dos últimos livros que escreveu, com o nome de pequena história de Espanha, é uma extraordinária compilação de crónicas, publicadas num jornal do país vizinho, em que a aborda dum ponto de vista crítico, mordaz e satírico, em que quando pode faz referências a situações pontuais e atuais, que têm semelhanças com as do passado.

No epílogo do livro, o autor faz algumas citações de frases célebres, atribuídas a várias individualidades ao longo dos séculos, que na sua essência, nos ajudam a perceber a identidade, a alma dos povos Hispânicos, ao qual pertencemos, até à fundação do reino de Portugal, por Dom Afonso Henriques.

Dessas citações saliento a relativa à Viriato, herói comum a ambos os países, e outra relativa à peculiar forma com que os Espanhóis veem a inveja, que, em minha opinião é semelhante à dos portugueses, pois ao contrário doutros povos, ambos a este propósito no seu íntimo, não querem possuir um carro igual ao do vizinho, querem sim, que este não tenha carro.

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva