O Serviço Municipal de Proteção Civil de Mafra vai dar início aos programas “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras”, promovidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através de um trabalho de campo de recolha de dados de algumas aldeias do Concelho de Mafra.
Conheça as localidades que serão, inicialmente, abrangidas:
- União das Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés – Bocal de Baixo, Bocal de Cima e Azenha;
- União das Freguesias de Enxara do Bispo, Vila Franca do Rosário e Gradil – Picão;
- União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros – Boco, Valverde e Pipo;
- União das Freguesias de Azueira e Sobral da Abelheira – Codeçal;
- Freguesia de Santo Isidoro – Lagoa;
- Freguesia da Carvoeira – Urzal.
Numa primeira fase do projeto, a Proteção Civil de Mafra irá avaliar os terrenos, selecionar possíveis locais de abrigo para a população em caso de incêndio rural, entre outras ações, posteriormente englobadas num plano de segurança adequado a cada aldeia.
Uma vez que os programas “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras” visam incentivar a adoção de comportamentos que minimizem o risco de incêndio, estão planeadas ações de sensibilização com a população sobre o referido plano de segurança local.
Este sistema é gerido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com as Freguesias e Uniões de Freguesias, forças de segurança e com a colaboração permanente das corporações dos Bombeiros de Mafra, Malveira e Ericeira.
Adicionar comentário