Por ocasião da comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres, os membros da “Friends of the Lines of Torres Vedras Association” deslocaram-se a Portugal para uma visita de âmbito pedagógico ao património que faz parte da história comum do nosso país e da Grã Bretanha.
Recorde-se que as Linhas de Torres foram um sistema militar defensivo, erguido a norte de Lisboa, entre 1809 e 1810. No mais profundo secretismo, o futuro duque de Wellington traçou uma estratégia de defesa que consistiu em fortificar pontos colocados no topo de colinas, para controlar os caminhos de acesso à capital de Portugal, distribuindo-se pelos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
No município de Mafra, os membros da referida Associação tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres (Mafra), a Serra do Socorro, o Palácio e a Tapada Nacional de Mafra e o Forte do Zambujal, culminando com dois momentos especiais: um concerto de carrilhão, o mesmo instrumento que, em 2 de setembro de 1808, saudou o exército aliado; e um “Brinde às Linhas”, celebrando a amizade luso-britânica.
A “Friends of the Lines of Torres Vedras Association” tem desempenhado um importante papel na promoção e divulgação da Rota Histórica das Linhas de Torres, tendo sido distinguida, no ano passado, com a atribuição do prémio “Wellington Honour“.
Adicionar comentário