Saúde

Dias de calor: Os cuidados a ter com o seu animal de estimação

O tempo quente pode ser um inimigo do seu animal de estimação. Tal como com os humanos, há cuidados a ter com os animais nos dias de calor, permitindo-lhes usufruir do bom tempo em segurança.

Sinais que o devem deixar em alerta, uma vez que são os principais sintomas de que o seu animal está a sofrer um golpe de calor:

  • Respiração ofegante
  • Ansiedade
  • Cansaço
  • Saliva excessiva
  • Pele demasiado quente
  • Batimento cardíaco acelerado
  • Imobilidade

Cuidados a ter em dias de maior calor

Hidratação

Um dos cuidados a ter com os animais nos dias de maior calor é sem dúvida a hidratação. Assim sendo, devemos redobrar a hidratação dos animais, não esquecendo os gatos. A verdade é que também os gatos sentem uma maior necessidade de beber água nos dias de maior calor, pois só assim conseguem manter a temperatura corporal.

Deste modo, procure ter sempre a taça de água cheia ou então recorra aos dispensadores de água, que garantem que o seu animal de estimação tem acesso a água limpa e fresca, quando o necessite.

Alimentação

Com o calor os animais tendem a comer menos. Assim, é extremamente importante estar atento e se necessário adequar a sua alimentação para que o animal não fique desnutrido.

Colocar cubos de gelo na comida o congelar o seu alimento habitual para servir de delicioso snack gelado também podem ser uma das ideias para incentivar o seu melhor amigo a alimentar-se com o calor.

Passeios

Os passeios com o seu melhor amigo são essenciais para o bem estar deste, porém deve evitar passea-lo nas horas de maior calor, optando assim por passeios matinais, por volta das 10h ou então, sempre que possível, depois das 16h.

Ao evitar estas horas está a proteger o animal dos golpes de calor, bem como de queimaduras nas suas patas, nomeadamente nas suas “almofadas”, que para além de garantirem a locomoção do animal, têm a função de manter uma temperatura homogénea do seu corpo.

Carro

Nunca deixe o seu melhor amigo no carro em dias de calor!

A temperatura no interior de um carro sobe muito num curto espaço de tempo: num dia em que a temperatura ambiente ronde os 25ºC, a temperatura que se faz sentir dentro do carro é de 40ºC, em apenas alguns minutos.

Uma vez que os golpes de calor ocorrem se os animais estiverem expostos a altas temperaturas, o primeiro passo para evitar que esta situação aconteça, é evitar expô-los ao calor em qualquer situação, como é o caso do interior do carro. Uma vez exposto a este calor, o animal pode sofrer graves problemas de saúde e, inclusive, morrer.

Pêlo

Um dos aspetos a ter em atenção está relacionado com o comprimento dos pelos dos animais. Os cães de pêlo comprido, por exemplo, podem ter maiores problemas em manter uma temperatura homogénea. Uma solução passa por escová-lo várias vezes ou então tosquiá-lo.

Protetor solar

Animais com pêlo branco ou claro exigem atenção redobrada, o que inclui o uso de protetor solar.

Existem produtos próprios para os cães, que têm um sabor amargo para evitar que os animais os retirem e, devem ser aplicados sobretudo nas áreas mais expostas ao sol, como focinho, barriga e pontas das orelhas. É uma medida que ajuda a prevenir queimaduras e cancro de pele.

Sombras

Se o seu cão ou gato estiverem ao ar livre (quintal, jardim, varanda) não se esqueça de ter locais com sombras para se protegerem do sol. Ter um local fresco no exterior é fundamental para que o seu animal de estimação não sofra um golpe de calor, que pode ser fatal.

Desparasitante

Lembre-se que no verão aumenta a incidência de pulgas e carraças.

É um problema grave, pois estes parasitas podem ser portadores de doenças graves, que podem ser transmissíveis aos humanos (zoonoses), principalmente os mosquitos e as carraças.

É, portanto, de extrema importância que seja feita a prevenção de forma correta contra estes parasitas, de forma a salvaguardar os nossos animais e a nós.

Animais em gaiolas

Não se esqueça dos animais que estão em gaiolas (aves, chinchilas, coelhos etc) deve igualmente resguardar a gaiola numa sombra, reforçar os bebedouros e por exemplo colocar uma garrafa de água congelada por cima da gaiola, e assim permitir que o ar fique mais fresco. Para os roedores coloque um azulejo no chão da gaiola para o animal se deitar e estar mais fresco.