Dores de cabeça, pingos no nariz e dores de garganta, são os típicos sinais de uma constipação, mas também sintomas da variante Delta, 60 por cento mais transmissível e responsável pela nova vaga no Reino Unido e por mais de metade (60%) dos contágios em Portugal.
Com origem na Índia, a nova variante Delta, mostra-se cada vez mais perigosa e mais contagiosa e está a levantar dúvidas sobre a potencial eficácia das atuais vacinas.
A nova variante provoca sintomas ligeiramente diferentes.A febre continua a ser um dos sintomas que os doentes mais apresentam, mas a perda de olfato e paladar são cada vez menos comuns.
Mas o principal perigo da Delta, para os especialistas, é que uma pessoa com esses sintomas, muito semelhantes a uma simples constipação, não fica em alerta para a hipótese de ter Covid, não faz o teste e nesse período infeta cerca de 6 outras pessoas.
Esta variante tem atingido também faixas etárias mais novas, que levam mais tempo a fazer a testagem e que muitas vezes esse atraso no diagnóstico leva a um agravamento nas condições de saúde e obrigam a internamento, muitas vezes, nos cuidados intensivos. Por esse motivo também está a subir a taxa de mortalidade nestas camadas.
Apesar das vacinas ainda demonstrarem ser capazes de reduzir os seus efeitos, os sintomas podem ser ligeiramente diferentes em adultos e crianças.
Sintomas em adultos:
- Febre
- Tosse persistente
- Dores de cabeça
- Dores de garganta
- Pingo no nariz
Sintomas em crianças:
- Fadiga
- Dor de cabeça
- Febre
- Pingo no nariz
- Garganta inflamada
- Perda de apetite
Adicionar comentário