Efemérides & Curiosidades Geral

5 Filmes que retratam os tempos do Holocausto

O holocausto foi um genocídio em massa de cerca de seis milhões de judeus promovido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O massacre liderado por Hitler ocorreu em diversos campos de concentração instalados nos territórios ocupados pela Alemanha, que se intitulava racialmente superior. Muitos são os filmes que retratam a perseguição aos soviéticos, homossexuais, deficientes, e – principalmente – judeus, que viviam em péssimas condições de vida, escravizados até a morte nos campos de concentração ou em constante fuga. Por isso, hoje trazemos-lhe 5 sugestões de filmes que abordam e relembram um dos acontecimentos mais marcantes da história mundial.

O Pianista

O filme conta a história do pianista judeu-polonês Wladyslaw Szpilman, que se depara com a invasão da Polônia pelos nazistas em 1939. Após escapar da ida ao Gueto de Varsóvia, que segregou cerca de 380.000 poloneses, Szpilman esconde-se em prédios abandonados e casas de amigos não-judeus, em busca de alimentos e proteção. Ele testemunha o levante de Varsóvia e escapa da morte por diversas vezes, até à derrota da Alemanha na Segunda Guerra. A longa de Roman Polanski foi indicado para sete categorias do Oscar, vencendo as de Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado. O filme estrelado por Adrien Brody também venceu a Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

O Filho de Saul

Outubro de 1944, Auschwitz-Birkenau. Saul Auslander pertence ao Sonderkommando, grupo de prisioneiros judeus isolados do campo de concentração e forçados a dar apoio aos Nazis no processo de extermínio.
Durante os trabalhos num dos crematórios, Saul descobre o corpo de um rapaz que reconhece como sendo o seu filho. Enquanto os Sonderkommando planeiam uma revolta, Saul fica obcecado com uma missão impossível: salvar o corpo do rapaz da autopsia e encontrar um rabino para lhe recitar as orações Kaddish e realizar o funeral. Um filme avassalador do cineasta húngaro László Nemes que retrata dois dias da vida de um Sonderkommando no campo de concentração de Auschwitz/Birkenau. Grande Prémio e Prémio da Crítica Internacional no Festival de Cannes e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

A Lista de Schindler

O filme narra a vida do alemão Oskar Schindler, que empregou mais de mil judeus na sua fábrica para salvá-los do holocausto. Antes mesmo de irem para os campos de concentração, os judeus eram contratados por Schindler para trabalhar na sua fábrica. Após recusas de Polanski, Pollack e Scorsese, o filho de judeus Steven Spielberg aceitou fazer um filme retratando a história de Schindler. Além da família judia, um dos principais motivos para Spielberg assumir o controle do filme teria sido o genocídio étnico ocorrido durante a Guerra da Bósnia (1992 – 1995).

O Diário de Anne Frank

Em “O Diário de Anne Frank”, Anne Frank (Millie Perkins) vive num sótão secreto de um estabelecimento comercial, juntamente com os seus pais, Otto (Joseph Schildkraut) e Edith (Gusti Huber), e sua irmã Margot (Diane Baker). Além deles, vive no local uma outra família judia, composta por Hans Van Daan (Lou Jacobi), Petronella Van Daan (Shelley Winters), Peter Van Daan (Richard Beymer) e Albert Dussell (Ed Wynn), um idoso dentista. Anne Frank, uma jovem de 13 anos, documenta sua vida enquanto se esconde da Gestapo da Holanda. Este refúgio foi providenciado por Kraler (Douglas Spencer) e Miep (Dodie Heath), bondosos proprietários de lojas. Por dois anos eles ficam escondidos, a viver sempre na apreensão de saberem que podem ser descobertos a qualquer momento e mandados para um campo de concentração. Apesar disso, eles sonham com dias melhores, ao mesmo tempo em que Peter e Anne se apaixonam.

A Queda – Hitler e o Fim do Terceiro Reich

Em 1942, o jovem Traudl Junge tem o que parece ser a melhor profissão do mundo: é secretário de Hitler. Três anos depois, o império resume-se a um abrigo subterrâneo e, de lá, Traudl narra os últimos dias da vida do ditador, que estava confinado num quarto de segurança máxima.