Ambiente Geral

Webinar final “Aproximar – Produzir e consumir localmente”

Dia 8 de Fevereiro de 2022, às 9h20, irá decorrer o Webinar Final do projeto “AproximaR – Produzir e Consumir Localmente”. 

Neste evento de encerramento do projeto vão ser apresentados diversos instrumentos de apoio à criação de Cadeias Curtas Agroalimentares (CCA) produzidos, com destaque para guias, vídeos e recolha de boas práticas.

O Webinar vai ainda contar com uma mesa redonda de debate sobre a importância dos CCA para produtores, consumidores e territórios. 

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no seguinte link

O projeto AproximaR teve por objetivo a realização de um conjunto de ações tendentes a promover os CCA em Portugal. Estas ações abarcaram a identificação de experiências/iniciativas de CCA em Portugal e na UE e, ainda, a elaboração de ferramentas de apoio à criação de CCA, nas modalidades de “Venda na Exploração”, “Cabazes”, “Mercado Local de Produtores”, “Restauração Coletiva”. 

Na região saloia, a introdução de produtos biológicos locais nas refeições escolares fornecidas pelo Cantinho da Pequenada, em Frielas e os Mercados de Produtores promovidos pelo município de Sintra forma identificados como exemplos de boas práticas.

AproximaR foi executado no âmbito de uma candidatura ao PDR 2020/Rede Rural Nacional (Área de Intervenção 3) e desenvolvido pela parceria constituída pela CONFAGRI — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Coordenação), CNA — Confederação Nacional da Agricultura, DGADR — Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, ISA — Instituto Superior de Agronomia, A2S — Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, e IPC — Instituto Politécnico de Coimbra.

PROGRAMA

09h20 – Receção de participantes

09h30 – Abertura

Custódia Correia, Coordenadora da Rede Rural Nacional

09h45 – Ferramentas AproximaR (Guias e Experiências de CCA)

Isabel Rodrigo, ISA

Cátia Rosas, CONFAGRI

10h10 – Mesa Redonda

Oradores/as:

Helena Real, Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Nutrição

Susana Oliveira, Vereadora da Câmara Municipal de Penafiel

José Luís Ribeiro Dias, Presidente da Cooperativa Agrícola de Valongo

Artur Gregório, Presidente da Direção da Associação In Loco

Isabel Carvalhais, Eurodeputada

Moderação: José Diogo, A2S

11h10 – Questões

11h30 – Encerramento