4 em cada 10 pessoas demonstram irritabilidade, cansaço e alterações no sono e apetite no regresso ao trabalho após as férias. Saiba como não ser uma delas.
O regresso à rotina pode gerar alguma ansiedade: não só pela perspetiva do trabalho que, entretanto, se acumulou, como porque também é necessário articular os novos ritmos laborais com os novos ritmos familiares – esta é uma questão que se coloca particularmente a quem tem filhos, já que o fim do verão é sinónimo de aproximação do ano escolar, o que implica um número acrescido de tarefas e horários.
É necessário evitar que essa ansiedade natural se transforme numa fonte de sentimentos negativos com esse regresso ao quotidiano. Para isso, deixamos 10 conselhos que poderão o/a poderão ajudar nesta adaptação:
- Evite que o último dia de férias seja na véspera do regresso ao trabalho.
- Ajuste progressivamente os horários e as rotinas – alguns dias antes, comece a organizar-se e às tarefas da casa, de modo a que a transição seja o mais suave possível.
- No primeiro dia de trabalho, levante-se um pouco mais cedo do que o necessário de modo a ter algum tempo para cuidar de si, tomando o seu pequeno-almoço sem pressa e saindo de casa com tempo.
- Se conseguir, regresse ao trabalho a meio da semana – assim, são apenas dois ou três dias até uma nova pausa propiciada pelo fim-de-semana e o impacto da mudança é menor.
- Uma vez no local de trabalho, dê nova vida ao seu espaço – reorganize a secretária e liberte-se dos objetos que estão a mais: assim, é mais fácil enfrentar o dia.
- Organize a sua agenda e defina prioridades: se possível, comece o dia com uma tarefa que lhe seja gratificante e útil – um novo projeto, por exemplo.
- Não regresse apenas ao trabalho – retome as atividades que lhe dão prazer, como a ida ao ginásio ou o jogging ao final da tarde.
- Não queira resolver todos os assuntos pendentes logo no primeiro dia – corre o risco de ficar ansioso, frustrado e cansado.
- Prolongue o espírito das férias – faça um jantar com amigos e partilhe as fotografias e os melhores momentos; leve para o emprego uma recordação das férias – uma fotografia ou um objeto ajudam a gerar emoções positivas.
- Programe uma “escapadela” de fim-de-semana algumas semanas depois do regresso ao trabalho.
Adicionar comentário