Geral Opinião

Será que as sanções económicas à Rússia funcionam?

As sanções económicas impostas pelo Ocidente à Rússia, deviam ser eficientes e eficazes, no entanto, dado que ainda há vários bancos com capacidade de efetuarem transações com o exterior, através do sistema Swift, devido à necessidade do Ocidente, muito em especial a Alemanha, necessitar de importar e pagar gás russo, a Rússia consegue resistir sem problemas de maior.

A Rússia através do Banco JP Morgan, no dia de ontem, curiosamente, teve autorização do Banco Central dos USA,  para pagar uma grande dívida ao exterior, o que parece ser contraproducente, dado que o objetivo era o de provocar a bancarrota do país.

Os Oligarcas, e as elites governamentais russas, por sua vez têm grande parte do seu dinheiro e bens alocados em “off shores”, dificilmente controláveis pelo Ocidente, bem como ao longo do tempo retiraram alguns bens móveis do Ocidente, de que são exemplo os seus mega-iates de superluxo, e investiram muito das suas fortunas em  bitcoins, moeda eletrónica não controlável por nenhum Banco Central, logo impossível de ser arrestadas, pelo que as sanções que lhes foram aplicadas pouco dano podem e devem causar.

As marcas mais significativas e de luxo, decidiram não vender diretamente os seus produtos no mercado russo, mas há sempre um mercado de substituição, qual barriga de aluguer, que eventualmente os irá comprar, para depois os revender no mercado russo.

A continuar assim os russos oligarcas e do governo, nada perdem, e tudo pode continuar na mesma, com exceção do povo russo, que não tem culpa nenhuma, que pagará como de costume as diatribes e crimes de Putin.

Tudo como dantes, Quartel-general em Abrantes.

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva

Acerca do autor

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva

Adicionar comentário

Clique para comentar