Trazemos-lhe 6 curiosidades para ficar a conhecer melhor a gastronomia francesa, nomeada em 2010 “patrimônio cultural intangível da humanidade” pela UNESCO.
Gastronomia
A gastronomia francesa é tão marcante e significativa que em 2010 foi nomeada “patrimônio cultural intangível da humanidade” pela UNESCO. A refeição é apreciada em etapas pelos franceses, geralmente composta por cinco pratos: aperitivo, prato de entrada, o prato principal, a tábua de queijos e/ou a sobremesa. À noite, a entrada é frequentemente substituída por uma sopa e vem daí a associação que fazemos de jantar para esta refeição. O prato principal é completado geralmente com queijo e pão como aperitivos. No dia a dia a correria não permite aos franceses todos estes pratos, então geralmente é resumido a dois ou três pratos, de acordo com a fome de cada um. Mas quando recebem em casa, ou nos finais de semana: sábados e domingos a refeição é mais elaborada, seguindo todas as etapas citadas acima. Uma forma cortês que os franceses têm de tratar os convidados é oferecer diferentes opções de bebidas, juntamente com o aperitivo servido. Uma curiosidade sobres essas refeições é que os franceses acreditam que a duração de uma refeição deve ser a mesma da sua preparação. Em França não se come pela simples necessidade de saciar a fome, come-se para degustar e saborear o alimento desde o cheiro ao sabor.
Vinho
França é um dos maiores produtores e exportadores de vinho do mundo e os seus habitantes possuem o hábito de consumir a bebida diariamente, sem precisar de um motivo especial para abrir uma boa garrafa de vinho. É muito comum beber vinho ao almoço, pois os franceses consideram que uma refeição sem vinho é uma refeição incompleta. Mas não é só no almoço que eles apreciam um bom copo de vinho. Em França a bebida também é servida nas reuniões de trabalho (e quem disse que não pode beber no horário do expediente?). Os franceses consomem, em média, 11,2 bilhões de copos de vinho por ano. A bebida é um dos melhores acompanhamentos, sendo um fator de harmonização para os pratos – o vinho branco é usado para acompanhar os pratos servidos com aves e frutos do mar enquanto os vinhos tintos acompanham pratos feitos com carne vermelha.
Queijo
França é um dos maiores produtores e consumidores de queijo do mundo. Estima-se que anualmente sejam produzidos no país quase um bilhão de toneladas de queijo, divididos em mais de 1.200 variedades, das quais, apenas ¼ são reconhecidas. Esta diversidade inspirou uma frase, “o país dos 360 tipos de queijos“, o número varia, mas acredita-se que há ao menos um queijo diferente para cada dia do ano. O queijo é um produto tão importante para os franceses, que no final do mês de março existe um dia só para ele, o dia nacional do queijo! Apesar disso, no país, não é habitual comer queijo ao pequeno almoço.
Pão
Apenas no século XX, o pão comercializado em França começou a tomar a forma da tradicional baguete, consumida até hoje no país. Os franceses possuem o hábito de comer pão à refeição e o mesmo é usado para limpar até o molho que sobra no prato. Os pães mais conhecidos e comuns na França são a baguete e o brioche. As curiosidades que giram em torno da panificação francesa estão em acreditar que virar uma baguete de cabeça para baixo dá azar e que o croissant é uma invenção francesa, quando na realidade, a famosa iguaria francesa de massa folhada foi inventada na Áustria. Vale ressaltar que em França, o croissant se come apenas no café da manhã, molhando-o na bebida.
Cogumelos
Paris possui uma produção muito única de cogumelos: culturas subterrâneas. Tudo começou quando mineiros deixavam os seus cavalos parados na entrada das minas e os cogumelos comestíveis começaram a nascer no esterco. O ambiente escuro e o clima quente e húmido do subterrâneo era muito bom para que os fungos pudessem crescer e isso tornou-se um negócio. No começo do século passado eram quase 100, mas hoje são menos de 15 culturas.
Pratos Gourmet
Saboreados como alimentos gourmet, os escargots (caracóis) são um prato tradicional da cozinha francesa, aproximadamente 30.000 toneladas são consumidas todos os anos. Junto com as trufas, um gênero de fungos, o foie gras (fígado gordo de pato ou ganso) é considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa, um prato luxuoso com produção média anual de mais de 16.000 toneladas.
Adicionar comentário