O facto de ter sido o Irão a não comparecer em Islamabad foi uma vitória sobre os EUA, que querem um acordo com rapidez para Trump gritar vitória.
Teerão tem paciência estratégica para esperar contra um país governado por um impulsivo e impaciente, como é o caso de Donald Trump.
O país dos persas está habituado a restrições económicas, a sanções e a sacrificar-se até ao martírio, se for necessário, pelo que o bloqueio demorará mais tempo do que aquele que Donald Trump está pronto para aguentar.
Tem de haver cedências mútuas no Estreito de Ormuz; se houver levantamento de embargo, terá de haver também o fim do bloqueio. Os EUA, perante a cedência iraniana, pressionaram mais em vez de ceder.
Tenho pena de ver os EUA neste ponto de completo desnorte. É o fim do império. O estertor do Império Americano.
Donald Trump anunciou a continuação do cessar-fogo e uma reunião daqui a três dias; no entanto, para se dançar o tango são precisos dois, e o Irão é que tem a chave.
Nuno Pereira da Silva
Coronel na Reforma












Adicionar comentário