Opinião

Relembrando o 25 de Novembro de 1975

A 25 de Novembro de 1975, há 45 anos, terminou o Período Revolucionário em curso, devido à ação militar de Regimento de Comandos, comandado pelo Coronel Jaime Neves que, na Calçada da Auda, conseguiu que a Polícia do Exército se rendesse, tendo na ação morrido o Tenente Coimbra e o Furriel Pires.

Este dia marca o início da democracia liberal em Portugal, acabando com o jogo geopolítico, pelo controlo de Portugal entre as duas superpotências, USA e URSS.

Para além dos heróis que supra referi, é de realçar o papel preponderante do General Ramalho Eanes nesta ação, que como militar e posteriormente como político, sempre foi da opinião que, pessoalmente comungo, a data não deveria ser comemorada, pois não se comemoram datas em que portugueses e camaradas de armas se digladiaram e que foram momentos de grande cisão nacional.

A efeméride da data nas unidades militares sempre foi evocada, numa cerimónia singela, na parada das 1400, lendo-se uma mensagem simbólica do Chefe do Estado Maior do Exército.

Nuno Pereira da Silva
Coronel de Infantaria na Reserva

Acerca do autor

Nuno Pereira da Silva

Coronel de Infantaria na Reserva

Adicionar comentário

Clique para comentar