Opinião

Relembrando o 25 de Novembro de 1975

A 25 de Novembro de 1975, há 45 anos, terminou o Período Revolucionário em curso, devido à ação militar de Regimento de Comandos, comandado pelo Coronel Jaime Neves que, na Calçada da Auda, conseguiu que a Polícia do Exército se rendesse, tendo na ação morrido o Tenente Coimbra e o Furriel Pires.

Este dia marca o início da democracia liberal em Portugal, acabando com o jogo geopolítico, pelo controlo de Portugal entre as duas superpotências, USA e URSS.

Para além dos heróis que supra referi, é de realçar o papel preponderante do General Ramalho Eanes nesta ação, que como militar e posteriormente como político, sempre foi da opinião que, pessoalmente comungo, a data não deveria ser comemorada, pois não se comemoram datas em que portugueses e camaradas de armas se digladiaram e que foram momentos de grande cisão nacional.

A efeméride da data nas unidades militares sempre foi evocada, numa cerimónia singela, na parada das 1400, lendo-se uma mensagem simbólica do Chefe do Estado Maior do Exército.

Nuno Pereira da Silva
Coronel de Infantaria na Reserva