Este evento dedicado aos mais jovens surfistas que estão a dar os primeiros passos em competições, contou com a presença de 80 inscritos, divididos pelos diversos escalões e com alguns objectivos diferentes.
Nos escalões SUB 12, SUB 14 e SUB 18 FEMININO o formato competitivo foi o habitual, contando os seus resultados para o circuito BILLABONG ERICEIRA 2023, by NATIVE AÇAÍ, já iniciado no passado mês de Junho. O formato e regulamento dos SUB 8, SUB 10 (masculinos e femininos) e SUB 14 FEMININO foi diferente, onde a participação garantida em 2 heats e o somatório das 2 melhores ondas de cada heat marcaram a diferença para apurar os vencedores do GROMS. Nos GROMS foram também apurados os vencedores dos prémios “Fair Play” e a “Melhor Onda”. Para consolidar o espírito do evento, foi lançado um desafio a todos os presentes para formarem equipas para disputarem um TAG TEAM. Rapidamente uniram-se esforços e compareceram à chamada diversas equipas que durante 45 minutos se lançaram ao desafio, onde cada elemento teria de surfar uma onda, saindo vitoriosa a equipa que somasse o maior número de pontos.
Quanto ao desenrolar do evento, o primeiro dia iniciou-se com o 1º round de 8 heats dos SUB 14, onde a expectativa de um gradual aumento de ondulação não se concretizou como o esperado, no entanto, deu para sentir o compromisso e empenho de todos os participantes, destacando-se já nesta fase o Tiago Hanssen, Tiago Guerra, Santiago Duarte, Martinho de Barros ou o Jarko Kreuzeder. Já com a maré mais vazia, arrancaram as primeiras baterias dos GROMS, onde alguns deles puderam ser escudados por “caddys” e TAG TEAM, onde se assistiu a um verdadeiro trabalho de equipa ao longo de 45 minutos, em que os 4 elementos tiveram de se aplicar a fundo para surfarem uma onda e alcançassem a melhor pontuação possível. A finalizar o dia, tivemos o 1º round dos SUB 12, onde se assistiu a um excelente nível de surf. Estiveram em grande plano o Nando Hannsen, Theo Henriques ou o Vasco Leitão.
No segundo dia de prova, já com a presença categoria SUB 18 FEMININO, a prova arrancou com os SUB 14, seguindo-se SUB 18 FEMININO, SUB 12, SUB 10, SUB 14 FEMININO e as Finais.
Nos SUB 10 (não houve heats SUB 8 porque apenas um dos inscritos se apresentou no evento, tendo sido adicionado aos SUB 10)) e SUB 14 FEMININO decorreram os segundos heats de cada escalão, onde pudemos assistir bons momentos de surfing, amizade e partilha entre todos os intervenientes. Sendo a soma das 4 melhores ondas das 2 baterias que cada jovem atleta participou, o que definiria os resultados finais.
Nos SUB 12, após as diversas fases, marcaram presença na final o Vasco Leitão, Mark Tkachenko, José Maria Antunes e o Theo Henriques. Desta vez a vitória foi entregue ao Vasco Leitão, que ao aplicar as suas fortes batidas de backside nas direitas do Backdoor assegurou uma saborosa vitória sobre o Mark Takchenko, que alcançou o 2º lugar demonstrando uma notável evolução. Nos restantes lugares do pódio ficaram o Zé Maria Antunes e o estreante em finais, Theo Henriques, 3º e 4º, respectivamente.
Nos SUB 18 Feminino, a surpresa veio do Algarve. Perante algumas das mais talentosas surfistas nacionais, a Suri Rodrigues alcançou uma brilhante vitória no Backdoor, frente à Maria Dias, em 2º, Lua Escudeiro em 3º e Carlota Chaveiro, em 4º.
A finalizar o evento, os SUB 14. Com as ondas a escassearem no Backdoor, os jovens finalistas arriscaram fazer a final no Reef, tendo o risco valido a pena. A fase da maré esteve propicia para que durante 25 minutos os jovens finalistas pudessem desfrutar ao máximo. O Jarko Kreuzeder levou de vencida a final, fruto de diversas manobras bem arrojadas, sobre o Tiago Guerra que nunca desistiu de lutar pela vitória, ficando em 2º. O 3º lugar ficou para o Toxa e o 4º para o Tiago Hanssen.
Para finalizar, decorreu a habitual cerimónia de entrega de prémios, onde foram distribuídos prémios da Billabong, 58 Surf, Ericeira Surf & Skate, Native Açaí, Semente e Boardculture Store, e medalhas alusivas ao evento e comemorativas dos 30 anos do Ericeira Surf Clube.
A terceira etapa está prevista decorrer no Outono.
CLASSIFICAÇÕES FINAIS
Circuito BILLABONG ERICEIRA 2023, by NATIVE AÇAÍ
SUB 12
1º Vasco Leitão
2º Mark Tkachenko
3º José Maria Antunes
4º Theo Henriques
SUB 14
1º Jarko Kreuzeder
2º Tiago Guerra
3º Toxa
4º Tiago Hanssen
SUB 18 FEMININO
1º Suri Rodrigues
2º Maria Dias
3º Lua Escudeiro
4º Carlota Chaveiro
GROMS
SUB 8
1º Yachan Lopez
SUB 10 – Meninos
1º Erik Rodrigues – 18,06
2º Zé Keoni de Macedo – 16,10
3º David Mendonça – 14,67
4º Xavier Magalhães – 8,06
5º Francisco Seixo – 6,86
SUB 10 – Meninas
1º Sienna Rodrigues
2º Stella Raby
3º Leonor de Barros
4º Salomé Gonçalves
SUB 14 FEM
1º Suri Rodrigues – 21,77
2º Emma Van der Huls – 13,27
3º Francisca Miranda – 13,06
4º Mafalda Pinto – 8,50
TAG TEAM
1ºEquipa “Branco” – Suri, Sienna, Zé Pedro e Lua
2º Equipa “Vermelho” – Yachan, Benjamin, Mafalda e Neco Pyrrait
3º Equipa “Amarelo” – Lia, Zé Macedo, Lourenço e Pedro Marques
4º Equipa “Preto” – Flor, Emma, Max e Pedro Mendonça
PRÉMIOS INDIVIDUAIS
MELHOR ONDA
Suri Rodrigues
FAIR PLAY
David Mendonça
Fotos Pedro Broeiro/ESC
Fonte: EriceiraSurfClube
Adicionar comentário