A Ericeira tornou-se Reserva Mundial de Surf no dia 14 de Outubro de 2011, após consagração pela organização internacional Save the Waves Coalition. Faz hoje 10 anos que recebeu o título de 2.ª Reserva distinguida a nível global e permanecendo até hoje como a única da Europa.
Os critérios que conduziram ao seu reconhecimento oficial foram a qualidade e a consistência das ondas, a importância histórica e cultural do surf local, a riqueza e a sensibilidade ambiental da área e, ainda, a forte mobilização da comunidade.
A Reserva Mundial de Surf da Ericeira integra-se no Concelho de Mafra, estendendo-se entre as praias da Empa e de São Lourenço, numa faixa costeira que concentra sete ondas de classe mundial num espaço de apenas quatro quilómetros:
- Pedra Branca
- Reef
- Ribeira d’Ilhas
- Cave
- Crazy Left
- Coxos
- São Lourenço
As Reservas Mundiais de Surf servem como um modelo padrão para preservar as ondas e seu entorno, reconhecendo e protegendo os principais atributos ambientais, culturais e econômicos nas comunidades costeiras.
As reservas fazem parte de um programa da Save the Waves Coalition, uma organização com base em Santa Cruz, na Califórnia, que trabalha em colaboração com os parceiros em cada local onde são estabelecidas as RMS, guiando-os por meio de um processo de planejamento e conservação que resulta na criação de um Conselho de Manejo Local e um Plano de Manejo da Reserva.
Atualmente existem 12 reservas mundiais de surf espalhadas pelos continentes.
Fonte: CMM
Adicionar comentário